festival-porta-jazz-acolhe-70-artistas-em-fevereiro-no-porto

Festival Porta-Jazz acolhe 70 artistas em fevereiro no Porto

Este festival, cujo programa foi hoje anunciado, é uma iniciativa da Associação Porta-Jazz, que propõe 17 concertos e o encontro de 70 músicos e artistas entre 03 e 05 de fevereiro no Teatro Rivoli.

No entanto, a abertura oficial do 13.º festival será no novo espaço multidisciplinar da associação, na Praça da República, com um concerto do Ensemble Porta-Jazz/Robalo.

Este sexteto reúne músicos ligados a duas associações que dão nome ao grupo, contando com Nazaré da Silva (voz), Bernardo Tinoco (saxofone), Gil Silva (saxofone), Duarte Ventura (vibrafone), Pedro Molina (contrabaixo) e Eduardo Dias (bateria).

Na abertura, serão ainda inauguradas instalações sonoras de Nuno Trocado, Sofia Sá e Susana Santos Silva.

Da programação anunciada, destaque para o pianista Miguel Meirinhos, “figura de proa da nova geração do jazz portuense”, que estreará uma encomenda do festival, e para duas atuações que resultam de residências artísticas: Uma do Coletivo OSSO/Porta-Jazz e outra da cantora Inês Malheiro, que apresentará o projeto de música livre ‘Liquify, Spread and Float’.

Haverá ainda concertos dos pianistas Carlos Azevedo e Pedro Neves ou do guitarrista Eurico Costa.

O festival propõe ainda dar a conhecer “o que de mais atual se faz no jazz europeu”, nomeadamente com o trio suíço Wabjie ou com o duo polaco Alfons Slik, composto pelo pianista Grzegorz Tarwid e pelo baterista Szymon Pimpon Gasiorek.

Ao final de cada um dos três dias do festival, o Café Rivoli recebe pequenas atuações das escolas de música Art’J — JOBRA, ESMAE e Conservatório de Músicas do Porto, e ‘jam sessions’ “com os músicos do festival e toda a comunidade”.

Leia Também: Norte-americano Kurt Elling atua com Orquestra Jazz de Leiria em 2023

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X