ao-minuto:-bakhmut-aguenta-se;-russia-recorre-a-jatos-supersonicos

AO MINUTO: Bakhmut aguenta-se; Rússia recorre a jatos supersónicos

ISW. “É falso” que russos tenham matado 600 soldados ucranianos

José Miguel Pires | em 1 minuto

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) classificou como “falsas” as alegações do Kremlin de que teriam vitimado 600 soldados ucranianos num ataque em Kramatorsk, na região de Donetsk.

“Um repórter finlandês visitou o local do ataque em Kramatorsk em 8 de janeiro e notou que o mesmo atingiu uma escola vazia”, diz o ISW no relatório de 8 de janeiro, acrescentando que “vários ‘bloggers’ militares russos responderam negativamente à alegação do Ministério da Defesa russo, apontando que o mesmo frequentemente apresenta reivindicações fraudulentas e criticando a liderança militar russa por fabricar uma história para ‘retaliar’ o ataque de Makiivka em vez de responsabilizar a liderança russa pelas perdas”.

Kyiv diz ter eliminado 111.760 soldados russos

José Miguel Pires | há 13 minutos

No seu relatório diário, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia diz que as forças ucranianas já eliminaram 111.760 soldados russos.

Para além das baixas, os ucranianos alegam ter ainda destruído 3.080 tanques, 1.856 drones e 732 mísseis de cruzeiro.

Moscovo recorre a jatos supersónicos altamente tecnológicos

José Miguel Pires | há 11 minutos

Segundo avança o Ministério da Defesa do Reino Unido, desde, pelo menos, junho de 2022, a Força Aérea russa “quase certamente usou Su-57 FELON para conduzir missões contra a Ucrânia. O FELON é o jato de combate supersónico de quinta geração mais avançado da Rússia, empregando tecnologias furtivas e altamente avançadas”.

“Estas missões provavelmente limitaram-se a sobrevoar o território russo, lançando mísseis ar-superfície ou ar-ar de longo alcance na Ucrânia”, continuam os britânicos no Twitter, que concluem: “A Rússia provavelmente está a priorizar evitar danos à reputação, perspetivas reduzidas de exportação e o comprometimento de tecnologia sensível que resultaria de qualquer perda de jatos FELON na Ucrânia.”

— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) January 9, 2023

Zelensky: Bakhmut “tem-se aguentado contra todas as probabilidades”

José Miguel Pires | há 13 minutos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou a região de Bakhmut, um dos locais no território ucraniano mais fustigados pelos ataques russos, no seu habitual discurso noturno. “Bakhmut tem-se aguentado contra todas as probabilidades”, disse o chefe de Estado, acrescentando: “Embora a maior parte da cidade tenha sido destruída por ataques russos, os nossos soldados estão a repelir as constantes tentativas russas de avançar.”

Lugansk e Donetsk têm sido, disse Zelensky, ““os lugares mais sangrentos da linha de frente”.

Para recordar

José Miguel Pires | há 22 minutos
  • Russos e ucranianos protagonizam mais uma troca de prisioneiros. De cada lado, 50 prisioneiros russos e ucranianos, respetivamente, puderam voltar aos seus países de origem, no âmbito de mais uma troca entre Kyiv e Moscovo.
  • Rússia diz ter vitimado mais de 600 soldados ucranianos em ataque. Kyiv nega. O Ministério da Defesa da Rússia avançou no domingo ter levado a cabo um ataque de retaliação contra os militares ucranianos numa base na cidade de Kramatorsk, alegando ter ‘eliminado’ mais de 600 soldados. O autarca de Kramatorsk, Oleksandr Honcharenko, negou, no entanto, afirmando não ter havido qualquer baixa.
  • Cazaquistão instala abrigo para residentes em Bucha. O Cazaquistão instalou um abrigo em Bucha, oferecendo um espaço para os residentes se aquecerem e encontrarem comida. Segundo o Jornal Odesa, o “Abrigo da Invencibilidade” foi fruto do apoio dos cidadãos do Cazaquistão, da embaixada do Cazaquistão na Ucrânia e do Sergei Nagornyak, presidente do grupo da Ucrânia para as relações interparlamentares com o Cazaquistão.

Início de cobertura

José Miguel Pires | há 26 minutos

Bom dia. Damos início a uma nova cobertura AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Poderá recordar o registo de domingo na ligação abaixo.

AO MINUTO: Sumy bombardeada 144 vezes; Novo abrigo em Bucha

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:31 – 08/01/2023

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X