atencao,-condutores:-precos-dos-combustiveis-vao-ficar-mais-caros

Atenção, condutores: Preços dos combustíveis vão ficar mais caros

Se precisa de abastecer o seu automóvel, o melhor é fazê-lo já, uma vez que as previsões apontam para uma subida dos preços já no início da próxima semana. Tanto o gasóleo como a gasolina deverão ficar meio cêntimo mais caros, segundo a CNN Portugal. 

Para ter uma referência, na quinta-feira, dia 12 de janeiro, o preço médio do gasóleo simples era de 1,597 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 custava, em média, 1,659 €/litro

Isto acontece depois de, no início desta semana, os preços terem descido. 

O preço médio de venda da gasolina 95 simples em Portugal foi no quarto trimestre de 2022 superior em 6,1 cêntimos por litro aos valores médios na UE27, enquanto no gasóleo simples foi inferior em 6,0 cêntimos, segundos dados da ERSE.

De acordo com o boletim de preços da UE-27 (União Europeia a 27) relativo aos combustíveis, divulgado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), na gasolina 95 simples, “no quarto trimestre de 2022 Portugal apresentou um preço médio de venda [PMV] e um preço médio antes de impostos superiores aos valores médios verificados na UE-27, na ordem dos 6,1 cent/l [cêntimos por litro] e 4,0 cent/l, respetivamente”.

“A carga fiscal no preço médio de venda da gasolina 95 simples foi, em Portugal, no quarto trimestre, da ordem dos 47,9%, ligeiramente inferior à média registada na UE-27 (48,0%) e superior à de Espanha (45,1%)”, precisa.

Segundo refere, “desconsiderando o efeito da carga fiscal, Portugal praticou preços médios de venda deste combustível inferiores aos preços médios praticados em Espanha em cerca de 3,7 cent/l”.

O boletim da ERSE aponta ainda que, na gasolina 95 simples, “Portugal situa-se na 11.ª posição dos países que vendem gasolina 95 simples mais cara na UE-27, sendo que o preço praticado corresponde a uma diferença de 40,4 cent/l e 28,5 cent/l, face ao país com os preços mais baixos e ao país com os preços mais altos, respetivamente”.

Leia Também: Amadora-Sintra levará averiguações “até às ultimas consequências”

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X