nicolas-maduro-diz-que-economia-venezuelana-cresceu-mais-de-15%-em-2022

Nicolás Maduro diz que economia venezuelana cresceu mais de 15% em 2022

“A Venezuela teve um crescimento, no ano de 2022, acima de 15%, do PIB, o maior crescimento económico da América Latina e Caraíbas”, disse quinta-feira o governante, sublinhando que o país registou crescimento positivo em todos os quatro trimestres de 2022, após sete anos de contração económica.

Segundo Maduro, a Venezuela aumentou “os depósitos no sistema financeiro, a produção alimentar e industrial, a cobrança de impostos, as exportações não-tradicionais”. “Continuamos a avançar, em plena recuperação económica”, acrescentou.

O presidente venezuelano falava durante a sessão anual de apresentação das suas “memórias e contas”, que teve lugar no hemiciclo da Assembleia Nacional eleita em 2020 e onde o ‘chavismo’ detém a maioria.

Sem avançar dados económicos sobre o último trimestre de 2022, Maduro precisou que a Venezuela registou um crescimento de 17,45% entre janeiro e março do ano passado, de 23,30% entre abril e junho e de 13,22% entre julho e setembro.

O chefe de Estado disse ainda que as exportações não tradicionais do país aumentaram 151% em relação ao ano anterior e as importações 106%.

Maduro revelou também que ordenou ao gabinete económico que apresente, nas próximas semanas, um projeto de lei para simplificar e reduzir os custos dos processos de exportações venezuelanas.

Por outro lado, ordenou à banca pública e privada do país que aumente de 10% para 30% o financiamento em moeda estrangeira aos setores que produzam bens, riquezas e emprego no país.

O governante referiu ainda que o desemprego baixou de 8,9% para 7,8% na Venezuela, em 2022, e pediu à sua equipa que continue a trabalhar para reduzir aquela percentagem e para reativar programas para os jovens.

Leia Também: Maduro insta Joe Biden a levantar todas as sanções contra a Venezuela

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X