academica-e-rc-lousa-protagonizam-derbi-do-distrito

Académica e RC Lousã protagonizam dérbi do distrito

O fim de semana promete ser animado para os amantes do râguebi da região. Académica e RC Lousã protagonizam, amanhã, às 15H00, o dérbi do distrito da Divisão de Honra – Top-10

Os dois conjuntos chegam ao dérbi em momentos bem distintos, mas um dérbi é sempre um jogo especial. A Académica ainda procura a primeira vitória da temporada, enquanto o RC Lousã acaba de derrotar o Benfica.

“Será um espetáculo de boa qualidade, porque são duas equipas que, apesar de estarem em momentos distintos, estão a tentar jogar bom râguebi”. A garantia é de Rui Rodrigues, treinador que chegou esta época à Académica.

O técnico sabe que tem pela frente uma equipa “com grande consolidação no plano tático e bons jogadores, com muita garra”. Uma equipa “bastante organizada, sobretudo nos processos de transição do jogo ao pé, que colocou sempre grandes dificuldades aos adversários e muito coesa a nível defensivo”.

Não há segredos entre os vizinhos estudantes e beirões, até porque são muitos os casos de jogadores… e treinadores que estiveram do outro lado.

Rui Rodrigues jogou na Lousã, tal como Rui Carvoeira, treinador do RC Lousã, foi atleta e treinador em Coimbra.

“É um jogo especial, no plano emocional, porque estive ligado ao clube [Académica] como jogador e treinador. E também porque envolve outras emoções no plano regional. Mas, enquanto treinador do RC Lousã, é só mais um jogo”, diz Rui Carvoeira.

“Partimos como a 10.ª equipa e, por isso, todos os adversários nos são superiores. Queremos terminar em 9.º, para não descer, e em todos os jogos o objetivo é o mesmo: amealhar pontos”, refere.

O técnico do RC Lousã avisa que “a Académica vale muito mais do que demonstra a classificação. Ainda não ganhou nenhum jogo mas já perdeu dois em que esteve a ganhar até aos últimos minutos, por isso isto é uma coisa circunstancial e que vai mudar… há muitos jogos até ao final da época”.

Oportunidade para a região

Mais uma vez, os dois treinadores estão de acordo na importância da “oportunidade para a região” que é ter duas equipas na Divisão de Honra.

Rui Carvoeira admite que será também uma boa oportunidade para os adeptos do distrito. “Espero que haja muita gente a ver, até pela força do râguebi regional. Fora de Lisboa há apenas três equipas na Divisão de Honra: nós e o CDUP. É bom que estas três equipas se mantenham”, afirma o treinador dos lousanenses.

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X