sete-dicas-para-reduzir-a-fatura-da-eletricidade-(e-poupar)

Sete dicas para reduzir a fatura da eletricidade (e poupar)

Tome nota de algumas formas de reduzir os consumos.

Sete dicas para reduzir a fatura da eletricidade (e poupar)

Notícias ao Minuto

14/01/23 08:30 ‧ Há 26 mins por Notícias ao Minuto

Economia Energia

Precisa de cortar nas despesas fixas e poupar? Reduzir o consumo de eletricidade poderá significar uma fatura mais baixa a pagar mensalmente e, por consequência, poderá até poupar algum dinheiro. 

“Ainda antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a eletricidade já registava alguns aumentos. Depois do início da guerra, os preços subiram ainda mais, mas há forma de reduzir os consumos”, diz a DECO Proteste. 

A organização de defesa do consumidor adianta sete dicas.

Tome nota: 

  1. Olhando para a sua fatura consegue identificar se o seu consumo em vazio representa metade do valor total ou próximo? Em caso afirmativo a tarifa bi horária pode compensar.
  2. Não deixe os equipamentos elétricos em standby. Embora pareçam desligados, estão a consumir energia. Ao desligá-los na tomada, poderá poupar cerca de 10% na fatura energética. Se desligar, por exemplo, as boxes da TV, em vez de as deixar em standby, poderá poupar cerca de 14 euros por ano.
  3. Se precisa de comprar um novo eletrodoméstico, opte por um que seja eficiente. A etiqueta energética ajuda a identificar a melhor opção.
  4. Sempre que sair de uma divisão, apague as luzes.
  5. A temperatura adequada ronda os 20ºC no inverno e os 25ºC no verão. A redução de apenas um grau no aquecimento, no inverno, pode valer-lhe uma poupança de energia até 8 por cento. No verão, evite a entrada de calor em casa, fechando as janelas e as persianas. Racionalize o uso do ar condicionado, evitando colocá-lo a uma temperatura inferior a 24ºC.
  6. Evite abrir o frigorífico e a arca congeladora se não for mesmo necessário. Confirme também se estes equipamentos têm a temperatura ajustada. Podem estar a consumir demasiada energia sem que se aperceba.
  7. Se precisa de usar o forno, desligue-o antes de o cozinhado estar pronto. Pode aproveitar o calor residual para o terminar. 

Leia Também: Como o preço da eletricidade em França coloca em risco as amadas baguetes

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X