Em Nova Orleães, Estados Unidos, a coroa foi para a candidata da casa, R’Bonney Gabriel, que sucedeu à indiana Harnaaz Sandhu como Miss Universo 2022. Portuguesa Telma Madeira integrou o grupo de 16 semifinalistas.
Descendente de filipinos e nascida no Texas, a nova Miss Universo tem 28 anos e é designer de moda sustentável. Antes de receber a coroa da antecessora, a indiana Harnaaz Sandhu, R’Bonney Gabriel defendeu a igualdade de género e a importância de se investir nas mulheres para transformar o mundo porque “todas têm algo especial”.
Em Nova Orleães, a competição foi muito intensa e a norte-americana esteve empatada até ao último momento com a venezuelana Amanda Dudamel, que era favorita e se descreveu como “estilista de profissão, mas uma estilista dos sonhos como mulher”.
Amanda ficou no segundo lugar do pódio, que se completou com a representante da República Dominicana, Andreína Martínez, de 25 anos. A portuguesa Telma Madeira, da Póvoa de Varzim, ficou entre as 16 semifinalistas, entre as quais foi escolhida a nova Miss Universo.
Ainda antes de as luzes acenderem, Isa Anette Hauan ficou impedida de desfilar pela Noruega, por ter contraído covid-19. Assim, no total, estiveram 83 participantes em jogo, até à seleção final.
É a nona vitória de uma representante dos Estados Unidos, que é o país com mais conquistas, seguindo-se a Venezuela, com sete triunfos. As três finalistas terão que dedicar o próximo ano ao concurso, período durante o qual irão viver na Tailândia, onde o evento passará a realizar-se a partir de 2024.
Antes do desfile das semifinalistas, a nova dona do certame, a magnata tailandesa Anne Jakkaphong Jakrajutatip, afirmou que começou “uma nova etapa do Miss Universo, feito de mulheres para mulheres” e contou como “transformou a dor” de ser rejeitada como uma mulher transgénero em sucesso.
Na próxima edição, que acontecerá em El Salvador, serão aceites candidatas casadas e com filhos, o que até agora era vetado.
Tambem e noticia
Presidente da Agência Nacional de Inovação bate com a porta: “Foi uma honra”, diz Joana Mendonça
Maldição para o Paços? Estreante salva Portimonense ao cair do pano
SAD do Desportivo de Chaves pede redução do IVA nos bilhetes dos jogos