video.-torre-eiffel-ilumina-se-em-apoio-aos-manifestantes-do-irao

Vídeo. Torre Eiffel ilumina-se em apoio aos manifestantes do Irão

A Torre Eiffel, na capital francesa de Paris, iluminou-se na noite de segunda-feira em apoio aos manifestantes que lutam contra a repressão no Irão. O gesto aconteceu no mesmo dia em que cerca de 12 mil pessoas marcharam em direção ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, também em apoio aos iranianos. 

O monumento iluminou-se, tal como pode ver na galeria acima, com as frases “Femme. Vie. Liberté” [Mulheres, Vida, Liberdade, em português] e “Parem as execuções no Irão”, referindo-se às sentenças de pena de morte a que vários protestantes têm sido condenados. 

Já a marcha em Estrasburgo foi organizada por iranianos, no 44.º aniversário do dia em que o último xá do Irão, Mohammad Reza Pahlavi, deixou o país, levando à revolução islâmica. 

O Irão foi abalado por protestos que eclodiram após a morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos, após a sua detenção pela polícia da moralidade iraniana por estar alegadamente a usar o véu islâmico de forma incorreta.

Dezoito pessoas foram condenadas à morte em conexão com os protestos, de acordo com um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de anúncios oficiais. Quatro destes condenados já foram executados pelas autoridades iranianas.

Os confrontos com as forças de segurança iranianas já provocaram dezenas de mortos e centenas de feridos entre os manifestantes, de acordo com as ONG.

Leia Também: Londres não descarta novas sanções após execução de iraniano-britânico

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X