presidente-do-peru-apela-a-que-os-protestos-decorram-de-forma-pacifica

Presidente do Peru apela a que os protestos decorram de forma pacífica

“Sabemos que querem tomar Lima nos dias 18 e 19 (quarta e quinta-feira), por causa daquilo que tem saído nas redes sociais. Podem tomar Lima, mas peço-lhes que o façam de forma pacífica e calma”, afirmou a chefe de Estado durante um discurso no Tribunal Constitucional.

No entanto, a Presidente do Peru ressalvou que o “Estado de Direito não pode estar sujeito aos caprichos de um grupo”.

As manifestações no Peru começaram em dezembro passado após Dina Boluarte (que era vice-presidente) ter assumido a chefia do Estado na sequência da destituição do então Presidente Pedro Castillo, pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a dissolução deste órgão.

Desde essa altura, milhares de pessoas têm-se manifestado a pedir a renúncia de Boluarte, novas eleições em 2023, a libertação de Castillo, entretanto condenado a 18 meses de “prisão preventiva”, e justiça para as vítimas dos protestos.

Pelo menos 49 pessoas já morreram e mais de 300 foram detidas.

Na sequência dos confrontos e do elevado número de vítimas, várias organizações de defesa dos direitos humanos, incluindo a Amnistia Internacional e o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, exortaram as autoridades a terminar com o “uso indevido da força contra a população civil” e assegurar o respeito pelos direitos humanos.

O Peru prolongou este fim de semana, por mais 30 dias, o estado de emergência em sete regiões do país, incluindo em Lima, para tentar conter os protestos antigovernamentais.

A medida autoriza o exército a intervir para manter a ordem pública e suspende vários direitos constitucionais como a liberdade de circulação e de reunião e a inviolabilidade do domicílio, segundo um decreto publicado no sábado à noite.

Leia Também: Manifestações no Peru. Estradas serão desbloqueadas “nas próximas horas”

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X