Diário As Beiras – Só foi realizado 50% do Plano da Arborização

O Plano Municipal de Arborização (PMA) levado a cabo pela Câmara Municipal de Coimbra para o ano de 2022 só foi cumprido em 50%.

Q u e s t i o n a d o p e l o DIÁ-RIO AS BEIRAS, o atual executivo municipal justificou o número “tendo em conta o panorama económico e financeiro que Coimbra, o país e o mundo atravessam, devido às consequências da guerra na Ucrânia”.

A câmara assumiu que não foram concluídas as plantações “por motivos relacionados com a priorização de procedimentos administrativos de contratação pública”.

Segundo a nota enviada, em 2022 foram plantadas “867 árvores até ao presente momento das 1607 árvores constantes no Plano de Arborização”. Na mesma nota pode ler-se que “por administração direta”, o executivo concluiu a plantação de “452 árvores”, sendo que, no âmbito de empreitadas, plantaram-se 403 árvores (Parque Manuel Braga, margem direita da frente ribeirinha, Feira dos 7 e dos 23 e PEDU – Caminhos Pedonais Cruz de Celas / Arregaça e Loios – Lotes 2 e 4).

As restantes árvores que faltam plantar dependem de procedimentos de prestações de serviços de plantação e procedimentos de aquisição e de fornecimento de árvores.

740 árvores por plantar

O atual executivo revelou que, para o plano estar concluído, faltam plantar 740 árvores.
A câmara reiterou que “já foram desenvolvidos todos os procedimentos para que esta plantação seja concluída no decurso de 2023, com o objetivo de recuperar o atraso existente e de cumprir integralmente o previsto no PMA de 2022”.

Segundo a nota enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS, o Plano Municipal de Arborização está, neste momento, em fase final de redação para ser posteriormente aprovado em sede de reunião de câmara.

Toda a cidade à espera de árvores

Em resposta ao DIÁRIO AS BEIRAS, o executivo vincou que falta realizar plantações de árvores por toda a cidade. Ainda assim, a câmara destacou alguns locais onde ainda vão plantar árvores.

No futuro, no âmbito do projeto de “Recuperação e Renovação do Parque Arbóreo Municipal”, estão previstas plantações na alameda Júlio Gonçalves, Jardim dos Patos, rua Sta. Teresa, avenida Dias da Silva, rua Larga, praça da República e avenida Sá da Bandeira e rua Tenente Valadim.

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X