A 95.ª edição dos Óscares, apresentada por Jimmy Kimmel, realizou-se neste domingo, prolongando-se pela madrugada de segunda-feira, no mítico teatro Dolby, na cidade norte-americana de Los Angeles.
Por lá passou uma ‘chuva de estrelas’, onde a ‘crème de la crème’ da produção cinematográfica internacional confirmou as suspeitas: ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’ arrebatou sete dos 11 prémios a que tinha sido nomeado. Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz foram para o filme de Daniel Kwan e Daniel Schneiert, bem como Melhor Argumento Original, Melhor Montagem, Melhor Atriz Secundária e Melhor Ator Secundário.
Também ‘A Oeste Nada de Novo’ fez furor, com quatro Óscares: Melhor Filme Internacional, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Direção Artística e Melhor Fotografia.
A curta-metragem de animação portuguesa ‘Ice Merchants’, nomeada para Melhor Curta-Metragem de Animação, não venceu, no entanto, o galardão, que foi para ‘O Rapaz, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’. Tanto o Presidente da República como o ministro da Cultura reagiram, ainda durante a madrugada, parabenizando os autores e o importante contributo da sua obra – que já fez história, mesmo sem prémio.
Os momentos musicais estiveram sob a responsabilidade dos artistas que interpretaram as canções candidatas a Melhor Canção, entre eles Rihanna e Lady Gaga. Não foi nenhuma delas, no entanto, a vencer o prémio, mas sim os artistas indianos que interpretaram ‘Naatu Naatu’, do filme ‘RRR: Revolta, Rebelião, Revolução’.
A noite decorreu calma, ainda ‘escaldada’ com a polémica entre Will Smith e Chris Rock na edição anterior, e com um assunto a ser praticamente transversal a todos os discursos de agradecimento: as mães. Praticamente todos aqueles que subiram ao palco para agradecer o prémio, dedicaram o mesmo às suas mães.
Ficou por saber-se, no entanto, o porquê de Tom Cruise e James Cameron terem falhado a presença no Dolby Theater.
E estas não foram as únicas surpresas: o teatro de Los Angeles estava cheio de figuras lendárias do Cinema, nomeadas, que foram para casa de mãos a abanar. Fala-se do compositor John Williams, o mais velho de sempre a ser nomeado (91 anos), que foi batido por Volker Bertelmann, compositor da banda sonora original do filme ‘A Oeste Nada de Novo’.
DESTAQUES
EM DIRETO
Findou a 95.ª cerimónia de entrega dos Óscares
José Miguel Pires | há 4 dias
Cerca de 3 horas e meia após o seu início, a 95.ª cerimónia dos Óscares chega ao fim, sem surpresas: ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’ levou para casa grande parte dos prémios, desde Melhor Filme até Melhor Realizador, passando por Melhor Atriz, Melhor Ator Secundário, Melhor Atriz Secundária, Melhor Montagem e Melhor Argumento Original.
Surpreendeu também ‘A Oeste Nada de Novo’, que levou para casa quatro prémios, entre eles o de Melhor Filme Internacional.
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, vence Melhor Filme
José Miguel Pires | há 4 dias
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, é o grande vencedor do prémio de Melhor Filme nos Óscares 2023. Distribuído pela independente A24, este filme – nomeado em 11 categorias diferentes – é… difícil de resumir. Esta longa-metragem sege a vida da sino-americana Evelyn Quan Wang e da sua filha, Joy, numa complexa história cómica, dramática e surreal.
O elenco de atores é composto por Michelle Yeoh, Stephanie Hsu, Ke Huy Quan e Jenny Slate, entre outros.
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’ é o grande favorito para esta cerimónia, arrecadando um total de 11 nomeações: Melhor Filme, Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Ator Secundário (Ke Huy Quan) e Melhor Atriz Secundária (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu).
Os outros nomeados eram:
‘Os Espíritos de Inisherin’
‘A Oeste Nada de Novo’
‘Os Fabelmans’
‘Triângulo da Tristeza’
‘Elvis’
‘A Voz das Mulheres’
‘Tár’
‘Top Gun: Maverick’
‘Avatar: O Caminho da Água’
Best Picture goes to…’Everything Everywhere All At Once’ Congratulations! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/lYJ68P97qf
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Michelle Yeoh vence Melhor Atriz
José Miguel Pires | há 4 dias
Michelle Yeoh é a grande vencedora do prémio de Melhor Atriz nos Óscares 2023, pela sua atuação no filme ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’.
A atriz malaia, que conquista, assim, o prémio logo na primeira vez em que foi nomeada, tinha já levado para casa um Globo de Ouro pelo seu papel como Evelyn Wang. Yeoh é, aliás, a primeira atriz da Malásia a ser nomeada para qualquer categoria dos Óscares.
“Esta é a prova que os sonhos tornam-se mesmo reais. Meninas, não deixem nunca que alguém vos diga que já passaram o vosso auge”, disparou Yeoh no discurso.
As restantes nomeadas eram:
Cate Blanchett, pela sua atuação no filme ‘Tár’
Michelle Williams, pela sua atuação no filme ‘Os Fabelmans’
Ana de Armas, pela sua atuação no filme ‘Blonde’
Andrea Riseborough, pela sua atuação no filme ‘Para Leslie’
Of all the universes, we live in the one where Michelle Yeoh makes history as the first Asian woman to win the Best Actress Oscar—love that for us! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/Nb5CvKIwew
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Brendan Fraser vence Melhor Ator
José Miguel Pires | há 4 dias
Brendan Fraser é o grande vencedor do prémio de Melhor Ator nos Óscares 2023, pela sua atuação no filme ‘A Baleia’.
É o final perfeito para uma história feliz. Brendan Fraser, que ressurgiu das cinzas para encantar o mundo com a sua atuação em ‘A Baleia’, venceu o prémio naquela que foi a sua primeira nomeação de sempre nos Óscares.
Emocionado e ofegante, Fraser – que recebeu uma ovação em pé de 6 minutos na estreia de ‘A Baleia’ no London Film Festival – recebeu fortes aplausos.
Os restantes nomeados eram:
Austin Butler, pela sua atuação no filme ‘Elvis’
Colin Farrell, pela sua atuação no filme ‘Os Espíritos de Inisherin’
Paul Mescal, pela sua atuação no filme ‘Aftersun’
Bill Nighy, pela sua atuação no filme ‘Viver’
Best Actor in a Leading Role goes to Brendan Fraser! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/rWIHrR9BS9
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Daniel Kwan e Daniel Scheinert vencem Melhor Realizador
José Miguel Pires | há 4 dias
Daniel Kwan e Daniel Scheinert são os grandes vencedores do prémio de Melhor Realizador nos Óscares 2023, pelo filme ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, que acumulou, nesta edição do galardão, 11 nomeações.
Esta foi a primeira nomeação nos Óscares para a dupla de realizadores, que foi também nomeada nas categorias de Melhor Filme e Melhor Argumento Original.
É o quinto galardão da noite para o filme, que pode ainda conquistar o prémio de Melhor Filme.
Os restantes nomeados eram:
Martin McDonagh, pela realização do filme ‘Os Espíritos de Inisherin’
Steven Spielberg, pela realização do filme ‘Os Fabelmans’
Todd Field, pela realização do filme ‘Tár’
Ruben Östlund, pela realização do filme ‘Triângulo da Tristeza’
Congratulations on your win for Best Directing, Daniels! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/6f4sqLnLkJ
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’ vence Melhor Montagem
José Miguel Pires | há 4 dias
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, é o grande vencedor do prémio de Melhor Montagem.
É o quarto prémio para o filme, que foi nomeado 11 vezes, e que aponta ainda como grande favorito para o galardão de Melhor Filme.
Os restantes nomeados eram:
‘Tár’
‘Top Gun: Maverick’
‘Os Espíritos de Inisherin’
‘Elvis’
‘Everything Everywhere All At Once’ made the final cut! Congratulations on the Oscar for Best Film Editing, Paul Rogers! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/EnWdbuELYL
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Momento de recordar os mortos no teatro Dolby
José Miguel Pires | há 4 dias
O lendário ator John Travolta abre, muito emocionado, o momento solene desta cerimónia: a homenagem aos membros do mundo do Cinema que morreram no último ano, que terá como banda sonora uma interpretação de Lenny Kravitz.
Entre eles Ray Liotta, Irene Cara e Burt Bacharach, Gina Lollobrigida e James Caan.
‘Naatu Naatu’ (‘RRR’) vence Melhor Canção Original
Notícias ao Minuto | há 4 dias
‘Naatu Naatu’, do filme ‘RRR: Revolta, Rebelião, Revolução’, é o grande vencedor do prémio Melhor Canção Original. Canção foi interpretada por M.M.Keeravani e Chandrabose.
Os restantes nomeados eram:
‘Lift Me Up’, do filme ‘Black Panther: Wakanda Para Sempre’
‘Applause’, do filme ‘Tell It Like a Woman’
‘Hold My Hand’, do filme ‘Top Gun: Maverick’
‘This Is A Life’, do filme, ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’
‘Naatu Naatu’ from ‘RRR” wins the Oscar for Best Original Song! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/q4EQOzTN9e
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘Top Gun: Maverick’ vence Melhores Efeitos Sonoros
José Miguel Pires | há 4 dias
‘Top Gun: Maverick’, de Joseph Kosinki, é o grande vencedor do prémio de Melhores Efeitos Sonoros.
É o primeiro Óscar do filme de Tom Cruise, que não se encontra presente no teatro Dolby.
Os restantes nomeados eram:
‘A Oeste Nada de Novo’
‘Avatar: O Caminho da Água’
‘Elvis’
‘The Batman’
The Oscar for Best Sound goes to…’Top Gun: Maverick’ #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/zog6ZAvNjf
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Entramos na reta final da cerimónia
José Miguel Pires | há 4 dias
A cerimónia de entrega dos Óscares 2023 entra na sua reta final, nas categorias mais importantes. Já lá vão quase três horas de cerimónia, sem falhas nem gafes, com um apresentador ‘q.b.’, sem precalços nem situações tensas. Um alívio, tomando em conta o que aconteceu na edição de 2022 com Will Smith.
‘A Voz das Mulheres’ vence Melhor Argumento Adaptado
José Miguel Pires | há 4 dias
‘A Voz das Mulheres’ é o grande vencedor do prémio de Melhor Argumento Adaptado, pelas mãos de Sarah Polley, que vence assim o primeiro Óscar da sua carreira.
É, também, o primeiro Óscar da noite para este filme, que está também nomeado para Melhor Filme.
Os restantes nomeados eram:
‘A Oeste Nada de Novo’
‘Glass Onion: Um Mistério Knives Out’
‘Viver’
‘Top Gun: Maverick’
‘Women Talking’ claims the Oscar for Best Adapted Screenplay. Congratulations, Sarah Polley! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/FOANDKOjis
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’ vence Melhor Argumento Original
José Miguel Pires | há 4 dias
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, é o grande vencedor do prémio de Melhor Argumento Original, pelas mãos da dupla que, para além de realizar o filme, também escreveram o guião do mesmo.
Scheinert aproveitou o púlpito para agradecer aos professores que o inspiraram, já Kwan ironizou: “O meu síndrome de impostor está em altas.”
Os restantes nomeados eram:
‘Os Espíritos de Inisherin’
‘Os Fabelmans’
‘Tár’
‘Triângulo da Tristeza’
Congratulations to Daniel Kwan and Daniel Scheinert (the Daniels) on winning Best Original Screenplay for ‘Everything Everywhere All At Once’ #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/LrKzqxOJKi
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Ministro da Cultura envia mensagem a João Gonzalez
José Miguel Pires | há 4 dias
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, enviou uma mensagem ao realizador português João Gonzalez, cujo filme de animação ‘Ice Merchants’ falhou a conquista do galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação nos Óscares 2023.
Pedro Adão e Silva começou por dar os “parabéns a João Gonzalez e à sua equipa” pela criação de “um filme comovente, que levará muitas pessoas a descobrir a capacidade singular do cinema de animação”.
“Entre os espetadores, estão também os jovens que serão levados a desenvolver as suas próprias potencialidades criativas, e é importante que saibam que a emigração não é para eles o único caminho”, lê-se no texto, publicado no Twitter.
pic.twitter.com/gJAl2c6QIZ
— Cultura PT (@cultura_pt) March 13, 2023
Dolby ouve Rihanna
José Miguel Pires | há 4 dias
Mais um momento musical no teatro Dolby:
Rihanna interpreta ‘Lift me Up’, do filme ‘Black Panther: Wakanda Para Sempre’, nomeada para Melhor Canção Original.
‘Avatar: O Caminho da Água’ vence Melhores Efeitos Visuais
José Miguel Pires | há 4 dias
‘Avatar: O Caminho da Água’, de James Cameron, é o grande vencedor do prémio de Melhores Efeitos Visuais.
O realizador não marcou presença na cerimónia, mas a equipa recebe o galardão e dá o discurso.
Os restantes nomeados eram:
‘A Oeste Nada de Novo’
‘Black Panther: Wakanda Para Sempre’
‘Top Gun: Maverick’
‘The Batman’
‘Avatar: The Way of Water’ wins Best Visual Effects #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/U7xJ0D20tO
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Elizabeth Banks evita queda…
José Miguel Pires | há 4 dias
A edição de 2023 dos Óscares quaaaase tinha um momento embaraçoso… Elizabeth Banks preparava-se para apresentar o prémio de Melhores Efeitos Visuais, quando tropeçou a caminho do púlpito.
Marcelo Rebelo de Sousa saúda João Gonzalez
José Miguel Pires | há 4 dias
O Presidente da República destacou a nomeação de João Gonzalez nos Óscares e enalteceu o cinema de animação português.
Em comunicado publicado no site oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa defende: “Com ‘Ice Merchants’, o muito premiado cinema de animação português, e através dele todo o nosso cinema, esteve pela primeira vez representado numa cerimónia vista pelo mundo inteiro.”
O Presidente da República reforça que esta nomeação se seguiu “a outras distinções recebidas por João Gonzalez, tão jovem e já com um traço, um tom e um universo próprios, como reconheceram os European Film Awards ou o Festival de Cannes”.
“Felicitando-o, deixo também uma palavra de elogio à determinação e ao talento do cinema de animação em Portugal”, resume o chefe de Estado.
A curta-metragem de animação ‘Ice Merchants’ estava nomeada para o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação dos Óscares 2023, mas acabou por não vencer o galardão.
‘A Oeste Nada de Novo’ vence Melhor Banda Sonora Original
José Miguel Pires | há 4 dias
‘A Oeste Nada de Novo’, de Edward Berger, é o grande vencedor do prémio de Melhor Banda Sonora Original, criada por Volker Bertelmann.
É o quarto prémio da noite para o filme alemão da Netflix, que recebeu os prémios de Melhor Fotografia, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Design de Produção.
Os restantes nomeados eram:
‘Babylon’, de Damien Chazelle, criada por Justin Hurwitz
‘Os Espíritos de Inisherin’, de Martin McDonagh, criada por Carter Burwell
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, criada por Son Lux
‘Os Fabelmans’, de Steven Spielberg, criada por John Williams
Music to our ears! Volker Bertelmann is the winner of this year’s Best Original Score Oscar for his work on ‘All Quiet on the Western Front.’ #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/iS9K3QA4MR
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘A Oeste Nada de Novo’ vence Melhor Design de Produção
José Miguel Pires | há 4 dias
‘A Oeste Nada de Novo’, de Edward Berger, é o grande vencedor do prémio de Melhor Design de Produção.
É o terceiro prémio nesta noite para este filme alemão da Netflix, que venceu os galardões de Melhor Fotografia e Melhor Filme Internacional.
Os restantes nomeados eram:
‘Avatar: O Caminho da Água’
‘Babylon’
‘Elvis’
‘Os Fabelmans’
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Ouve-se agora Lady Gaga no Dolby
José Miguel Pires | há 4 dias
Mais um momento musical: Lady Gaga interpreta ‘Hold My Hand’, do filme ‘Top Gun: Maverick’.
‘O Rapaz, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’ vence Melhor Curta de Animação
José Miguel Pires | há 4 dias
‘O Rapaz, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’ é o grande vencedor do prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Afinal, não foi desta que Portugal venceu o seu primeiro Óscar. Para trás ficou ‘Ice Merchants’, do português João Gonzalez.
Os restantes nomeados eram:
‘Ice Merchants
‘O Marinheiro Voador’
‘My Year of Dicks’
‘Uma Avestruz Disse-me que o Mundo é Falso e Acho que Acredito Nisso’
The Oscar for Best Animated Short Film goes to…’The Boy, the Mole, the Fox and the Horse’ #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/4GtDj0rGM0
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
É agora! Vem aí o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação
José Miguel Pires | há 4 dias
Vem aí a entrega do prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação, que pode dar a Portugal o primeiro Óscar da sua história, com Ice Merchants, de João Gonzalez.
‘The Elephant Whisperers’ vence Melhor Documentário (curta-metragem)
José Miguel Pires | há 4 dias
‘The Elephant Whisperers’, de Kartiki Gonsalves, é o grande vencedor do prémio de Melhor Documentário (curta-metragem).
A realizadora indiana aproveita para fazer um apelo para cuidar da Natureza.
Os restantes nomeados eram:
‘Haulout’
‘How Do You Measure a Year?’
‘Stranger at the Gate’
‘The Martha Mitchell Effects’
‘The Elephant Whisperers’ wins the Oscar for Best Documentary Short Film. Congratulations! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/WeiVWd3yM6
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Saudades da chapada?
José Miguel Pires | há 4 dias
“Este ponto da cerimónia meio que dá saudades de uma chapada, não?, ironizou Jimmy Kimmel, aludindo ao ‘plateau’ que o evento atinge neste momento, quando vai sensivelmente a meio e, claro, ao momento mais marcante da edição de 2022 dos Óscares: a chapada de Will Smith a Chris Rock.
Um momento que a organização diz querer esquecer mas que, ao mesmo tempo, refere frequentemente.
‘A Oeste Nada de Novo’ vence Melhor Filme Internacional
José Miguel Pires | há 4 dias
‘A Oeste Nada de Novo’, de Edward Berger, é o grande vencedor do prémio de Melhor Filme Internacional.
“Isto significa tanto. Fiz tantos amigos”, disse Berger, que agradeceu aos familiares, amigos, atores, equipa e à Netflix, distribuidora do filme.
É o segundo prémio do filme alemão nesta edição dos Óscares, depois de ter conquistado o prémio de Melhor Fotografia.
Os restantes nomeados eram:
‘Argentina, 1985’, de Santiago Mitre
‘Close’, de Lukas Dhont
‘Eo’, de Jerzy Skolimowski
‘The Quiet Girl’, de Colm Bairéad
Óscar de Melhor Filme Internacional para o alemão ‘A Oeste Nada de Novo’
O filme alemão “A Oeste Nada de Novo” conquistou esta noite o Óscar de Melhor Filme Internacional, na 95.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Lusa | 02:00 – 13/03/2023
The Oscar for Best International Film will be on a one-way flight to Germany 🇩🇪. Congratulations to the @allquietmovie team! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/zBVBeRdtD0
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Mais um momento musical
José Miguel Pires | há 4 dias
Ouve-se, no teatro Dolby, a música ‘Naatu Naatu’, do filme ‘RRR: Revolta, Rebelião, Revolução’, candidata a Melhor Canção Original. É a primeira canção música de uma produção indiana a ser nomeada para um Óscar.
Um burrinho no palco
José Miguel Pires | há 4 dias
Por entre as entregas dos prémios, um momento caricato: Jimmy Kimmel leva a palco o burrinho de ‘Os Espíritos de Inisherin’.
‘Black Panther: Wakanda Para Sempre’ vence Melhor Guarda-Roupa
José Miguel Pires | há 4 dias
‘Black Panther: Wakanda Para Sempre’, de Ryan Coogler é o grande vencedor do prémio de Melhor Guarda-Roupa.
A responsável, Ruth E. Carter, tinha já conquistado este galardão em 2019, com ‘Black Panther’.
Os restantes nomeados eram:
‘Babylon’, de Damien Chazelle
‘Elvis’, de Baz Luhrmann
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert
‘Um Sonho em Paris’, de Anthony Fabian
Ruth E. Carter makes history once again! With her second win for Best Costume Design tonight, she is now the first Black woman to win multiple Oscars in any category. @theblackpanther #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/AmcrQKJNyZ
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘A Baleia’ vence Melhor Caracterização
José Miguel Pires | há 4 dias
‘A Baleia’, Darren Aronofsky, é o grande vencedor do prémio de Melhor Caracterização.
É o primeiro Óscar da noite para ‘A Baleia’, o filme que marcou o regresso épico de Brendan Fraser ao grande ecrã.
And the Oscar for Best Hair & Makeup goes to…’The Whale’ #Oscars95 pic.twitter.com/SthtO76sFQ
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Ouve-se mais um momento musical
José Miguel Pires | há 4 dias
Ouve-se, no teatro Dolby, a música original de ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’: ‘This Is a Life’, nomeada para Melhor Canção Original.
‘A Oeste Nada de Novo’ vence Melhor Fotografia
Notícias ao Minuto | há 4 dias
‘A Oeste Nada de Novo’, de Edward Berger, é o grande vencedor do prémio de Melhor Fotografia.
James Friend agradece aos familiares pelo apoio, bem como ao realizador do filme, do seu sonho de “fugir para o circo”, entenda-se, para o mundo do Cinema.
É o primeiro Óscar da noite para o filme falado praticamente na íntegra em alemão.
The Oscar for Best Cinematography goes to James Friend for his work on ‘All Quiet on the Western Front’ @allquietmovie #Oscars95 pic.twitter.com/YvM6bbVWXi
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘An Irish Goodbye’ vence o prémio de Melhor Curta-Metragem de Imagem Real
José Miguel Pires | há 4 dias
‘An Irish Goodbye’, de Tom Berkeley e Ross White, vence o prémio de Melhor Curta-Metragem de Imagem Real.
Cantou-se o ‘Feliz Aniversário’ ao ator James Martin.
‘An Irish Goodbye’ is taking home the Oscar for Best Live Action Short Film! #Oscars95 pic.twitter.com/hXZrfyCbq4
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘Navalny’ vence Melhor Documentário (Longa-Metragem)
Notícias ao Minuto | há 4 dias
‘Navalny’, de Daniel Roher, é o grande vencedor do prémio de Melhor Documentário (Longa-Metragem).
Agradecimentos no discurso aos jornalistas de Investigação e à família de Alexei Navalny, opositor ao governo russo de Vladimir Putin.
A mulher de Navalny discursa, acusando: “O meu marido está na prisão só por dizer a verdade. Alexei, sonho com o dia em que serás livre e o nosso país será livre. Mantém-te forte, meu amor.”
Os restantes nomeados eram:
‘A House Made of Splinters’, de Simon Lereg Wilmont
‘All That Breathes’, de Shaunak Sen
‘Toda a Beleza e Carnificina’, de Laura Poitras
‘Vulcão: Uma História de Amor’, de Sara Dosa
Óscar de Melhor Documentário premeia filme sobre Alexei Navalny
“Navalny”, o filme de Daniel Roher dedicado ao opositor russo Alexei Navalny, venceu hoje o Óscar de Melhor Documentário, na 95.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
Lusa | 01:32 – 13/03/2023
Congratulations to ‘Navalny,’ this year’s Best Documentary Feature Film! #Oscars95 pic.twitter.com/xOp8ujCa4k
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Primeiro momento musical
José Miguel Pires | há 4 dias
A cerimónia ouve agora ‘Applause’, tema original de Diane Warren, que se senta ao piano, nomeado para Melhor Canção Original no filme ‘Tell it Like a Woman’.
Sofia Carson canta.
Jamie Lee Curtis vence Melhor Atriz Secundária
Notícias ao Minuto | há 4 dias
Jamie Lee Curtis é a grande vencedora do prémio de Melhor Atriz Secundária, pela sua atuação em ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’.
É a segunda vitória da noite para o filme, favorito.
“Prometi que me ia portar bem. Parece que estou aqui sozinha, mas, na realidade, sou centenas de pessoas”, diz a mulher, que venceu, assim, o primeiro Óscar da sua carreira.
“Acabo de ganhar um Óscar!”, terminou Jamie Lee Curtis, recordando, emocionada, os seus pais.
As restantes nomeadas eram:
Angela Bassett, pela sua atuação em ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’.
Hong Chau, pela sua atuação em ‘A Baleia’.
Kerry Condon, pela sua atuação em ‘Os Espíritos de Inisherin’.
Stephanie Hsu, pela sua atuação em ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’.
You never forget your first. Congratulations to @jamieleecurtis for winning the Oscar for Best Supporting Actress! #Oscars95 pic.twitter.com/hHdUTNhTQW
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Ke Huy Quan vence Melhor Ator Secundário
Notícias ao Minuto | há 4 dias
Ke Huy Quan é o grande vencedor do prémio de Melhor Ator Secundário, pela sua atuação em ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’.
É o primeiro Óscar da noite para ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, que promete ser o filme arrebatador desta noite.
Quan, emocionado, dirige-se à sua mãe de 94 anos: “Mãe, ganhei um Óscar!”
“Este é o sonho americano. Eu estive quase para desistir. Para quem tem sonhos, não desistam deles!”, pediu Quan.
Os restantes nomeados eram:
Barry Keoghan, pela sua atuação em ‘Os Espíritos de Inisherin’
Brendan Gleeson, pela sua atuação em ‘Os Espíritos de Inisherin’
Brian Tyree Henry, pela sua atuação em ‘Causeway’
Judd Hirsch, pela sua atuação em ‘Os Fabelmans’
Congratulations to Ke Huy Quan on winning Best Supporting Actor! @allatoncemovie #Oscars95 pic.twitter.com/VEI3I0bZDh
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
‘Pinóquio’ vence Melhor Filme de Animação
Notícias ao Minuto | há 4 dias
‘Pinóquio’, de Guillermo del Toro, é o grande vencedor do prémio de Melhor Filme de Animação. Uma vitória previsível, sendo que este era o grande favorito da categoria.
O realizador pediu, entre lágrimas: “Mantenham a animação na conversação.”
Os restantes nomeados eram:
‘Marcel the Shell with Shoes On’, de Dean Fleischer Camp
‘O Gato das Botas: O Último Desejo’, de Joel Crawford
‘O Monstro Marinho’, de Chris Williams
‘Turning Red – Estranhamente Vermelho’, de Domee Shi
‘Pinóquio’ ganha Óscar de Melhor Filme de Animação
‘Pinóquio’, de Guillermo del Toro, venceu o Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, o primeiro entregue esta noite, na 95.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
Lusa | 00:31 – 13/03/2023
The first Oscar of the night goes to @pinocchiomovie for Best Animated Feature #Oscars95 pic.twitter.com/KxO3OSiWlH
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
Kimmel assume tom irónico e cheio de humor
Notícias ao Minuto | há 4 dias
Jimmy Kimmel fez o que de melhor sabe fazer: apresentar. A adotar um tom irónico, de brincadeira, para quebrar o gelo no início desta 95.ª cerimónia dos Óscares, Kimmel dirige as suas armas, carregadas de sarcasmo, ao público.
“Como é que a Academia não nomeia o realizador de ‘Avatar’? Quem pensam que é? Uma mulher?” foi só uma das piadas de Kimmel neste monólogo inicial, em que ironiza: “Esta cerimónia é tão comprida que nem sequer o James Cameron veio.”
“Se acontecer algo como o que aconteceu no ano passado, façam o que fizeram: nada”, ironizou ainda Kimmel, recordando a polémica chapada que, em 2022, Will Smith deu a Chris Rock, então apresentador. Para chegar a Kimmel, será preciso passar por várias pessoas, no entanto, alertou o mesmo, disparando: “Se alguém executar algum ato de violência, será galardoado com o prémio de melhor ator.”
Começou!
José Miguel Pires | há 4 dias
Jimmy Kimmel já está no palco do teatro Dolby, pronto para dar início à 95.ª cerimónia dos Óscares!
Cate Blanchett já passou pela passadeira champanhe
José Miguel Pires | há 4 dias
A atriz australiana Cate Blanchett, nomeada para Melhor Atriz em ‘Tár’, já passou pela passadeira champanhe, a cerca de 20 minutos do início da cerimónia.
Best Actress nominee Cate Blanchett stuns the #Oscars. https://t.co/ESbPYqrmQc pic.twitter.com/j03KxzgsgV
— Variety (@Variety) March 12, 2023
Poucos minutos até ao início da cerimónia
José Miguel Pires | há 4 dias
As ‘estrelas’ apressam-se na passadeira champanhe, posando para as câmaras e falando com os jornalistas em tom apressado, porque faltam poucos minutos para o início da cerimónia.
Quem não estiver no seu lugar, no teatro Dolby, à meia-noite, não poderá ouvir o monólogo de abertura desta 95.ª cerimónia dos Óscares, pelo que, quem vai chegando neste momento, perde pouco tempo na passadeira champanhe.
E é mesmo a sério: à meia-noite, as portas do teatro são fechadas, para não haver interrupções no momento inicial da cerimónia.
Nas categorias de interpretação, há 16 ‘caloiros’
José Miguel Pires | há 4 dias
Nas categorias de interpretação, nesta edição dos Óscares, contam-se 16 nomeados que são ‘caloiros’ nesta cerimónia, num universo de 20 nomeados.
São eles Austin Butler, Hong Chau, Kerry Condon, Jamie Lee Curtis, Ana de Armas, Colin Farrell, Brendan Fraser, Brendan Gleeson, Brian Tyree Henry, Stephanie Hsu, Barry Keoghan, Paul Mescal, Bill Nighy, Ke Huy Quan, Andrea Riseborough e Michelle Yeoh.
Mais uma nomeada chega à cerimónia dos Óscares
Ema Gil Pires | há 4 dias
Michelle Williams, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz, também já está no teatro Dolby, onde irá ficar a saber se vai, ou não, receber o tão desejado galardão.
Best actress in a leading role nominee Michelle Williams arrives at the #Oscars. https://t.co/ESbPYqrmQc pic.twitter.com/lsbby2FHdE
— Variety (@Variety) March 12, 2023
Tom Cruise não vai marcar presença na cerimónia
José Miguel Pires | há 4 dias
O ator Tom Cruise, protagonista do filme nomeado para Melhor Filme ‘Top Gun: Maverick’, não vai marcar presença na cerimónia, anunciaram meios de comunicação norte-americanos.
Cruise, de 60 anos, encontra-se, alegadamente, fora do país devido às gravações de um novo filme da série ‘Missão Impossível’, pelo que não poderá marcar presença no teatro Dolby.
Ator Pedro Pascal também já está no teatro Dolby
Ema Gil Pires | há 4 dias
O ator chileno-americano Pedro Pascal, conhecido pela sua participação em várias séries de renome da Netflix, e não só, já passou pela carpete champanhe.
Pedro Pascal arrives at the #Oscars. https://t.co/ESbPYqrmQc pic.twitter.com/vzCS70d5yS
— Variety (@Variety) March 12, 2023
Judd Hirsch é o segundo ator mais velho de sempre a ser nomeado
José Miguel Pires | há 4 dias
O ator Judd Hirsch, nomeado para Melhor Ator Secundário pelo seu papel em ‘Os Fabelmans’, tornou-se no segundo ator mais velho a ser nomeado para um Óscar. Aos 87 anos, Hirsch fica apenas atrás de Christopher Plummer, que detém o recorde de 88 anos.
A nomeação de Hirsch acontece 42 anos após a sua primeira nomeação para Melhor Ator Secundária em ‘Gente Vulgar’ (1980), superando o recorde de longa data de 41 anos entre nomeações de ator estabelecido por Henry Fonda.
Jessica Chastain, vencedora em 2022, já passou pela passadeira champanhe
Notícias ao Minuto | há 4 dias
A atriz Jessica Chastain, que o ano passado conquistou o Óscar de Melhor Atriz com ‘Os Olhos de Tammy Faye’ (2021), já passou pela passadeira champanhe, acompanhada pelo marido, o músico Keith Urban.
Jessica Chastain no #Oscars 2023.pic.twitter.com/O8zYV2tgei
— CINEMA 505 (@CINEMA505) March 12, 2023
Factos: John Williams é o candidato mais velho a um Óscar
Notícias ao Minuto | há 4 dias
O compositor John Williams tornou-se na pessoa mais velha de sempre a ser nomeada para um Óscar. Aos 91 anos, recebeu uma nomeação para Melhor Banda Sonora Original, pela música do filme ‘Os Fabelmans’.
É, também, a pessoa viva com mais nomeações: 53, das quais ganhou cinco – ‘Um Violino no Telhado’, ‘Tubarões’, ‘Star Wars’, ‘E.T. – O Extra-Terrestre’ e ‘A Lista de Schindler’.
Nomeado Paul Mescal também já chegou à cerimónia
Ema Gil Pires | há 4 dias
O ator Paul Mescal, nomeado para o galardão de Melhor Ator graças ao seu desempenho no filme ‘Aftersun’, também já chegou à passadeira champanhe. O jovem de 27 anos concorre com nomes grandes do cinema internacional, como Colin Farrell, Austin Butler, Brendan Fraser e Bill Nighy, pela conquista deste prestigiado prémio.
Best Actor nominee Paul Mescal arrives at the #Oscars. https://t.co/ESbPYqrUFK pic.twitter.com/nVxRIKg9pU
— Variety (@Variety) March 12, 2023
Recorde a lista de nomeados para Melhor Filme
José Miguel Pires | há 4 dias
Recorde, aqui, os 10 filmes nomeados para a categoria de Melhor Filme:
- ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’
- ‘Os Espíritos de Inisherin’
- ‘A Oeste Nada de Novo’
- ‘Os Fabelmans’
- ‘Triângulo da Tristeza’
- ‘Elvis’
- ‘A Voz das Mulheres’
- ‘Tár’
- ‘Top Gun: Maverick’
- ‘Avatar: O Caminho da Água’
Angela Bassett está já ‘a postos’ para a cerimónia
Ema Gil Pires | há 4 dias
A atriz Angela Bassett, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária com o filme ‘Black Panther: Wakanda Forever’, também já se encontra no local da cerimónia.
Best Supporting Actress nominee Angela Bassett looks like royalty at the #Oscars. https://t.co/ESbPYqrUFK pic.twitter.com/XKUAJ6B6qi
— Variety (@Variety) March 12, 2023
Austin Butler já passou pela passadeira champanhe
Notícias ao Minuto | há 4 dias
O candidato a Melhor Ator Austin Butler, pelo seu papel no filme ‘Elvis’, já passou pela passadeira champanhe, onde disse precisar de se “beliscar” para acreditar que está, mesmo, na cerimónia de entrega dos Óscares.
Best Actor nominee Austin Butler looks dapper at the #Oscars. https://t.co/ESbPYqrmQc pic.twitter.com/Pv5SGacsTE
— Variety (@Variety) March 12, 2023
É a quinta vez que há uma nomeação dupla para Melhor Realizador
Notícias ao Minuto | há 4 dias
A nomeação para Melhor Realizador de Daniel Kwan e Daniel Scheinert (‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’) é a quinta vez que dois realizadores são nomeados para esta categoria pelo mesmo filme, em dupla.
As nomeações anteriores foram para Robert Wise e Jerome Robbins, que conquistaram o prémio com ‘West Side Story’ (1961), Warren Beatty e Buck Henry com ‘O Céu Pode Esperar’ (1978) e Joel e Ethan Coen, que conquistaram o prémio com ‘Este País Não É para Velhos’ (2007) e que foram também nomeados por ‘Indomável’ (2010).
Cara Delevingne também já chegou ao teatro Dolby
Ema Gil Pires | há 4 dias
A atriz Cara Delevingne também já foi avistada na ‘passadeira de estrelas’ que, na noite deste domingo, está a receber todos aqueles que se preparam para assistir à cerimónia dos Óscares em Los Angeles.
Cara Delevingne dazzles at the #Oscars. https://t.co/ESbPYqrmQc pic.twitter.com/GoVFhBliim
— Variety (@Variety) March 12, 2023
Ana de Armas já chegou à passadeira champanhe!
Ema Gil Pires | há 4 dias
A atriz Ana de Armas, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz graças ao seu desempenho no filme ‘Blonde’, já chegou ao teatro Dolby, em Los Angeles.
Ana de Armas blows a kiss on the #Oscars red carpet. https://t.co/ESbPYqrUFK pic.twitter.com/uX57UF742F
— Variety (@Variety) March 12, 2023
A passadeira vermelha este ano é… champanhe. Porquê?
Notícias ao Minuto | há 4 dias
A mítica passadeira vermelha da cerimónia de entrega dos Óscares é, este ano… cor champanhe.
Mas não se assuste, não se trata de um erro ou de um engano. Este ano, pela primeira vez desde 1961, é mesmo assim.
“Acho que a decisão de usar uma passadeira champanhe em vez de uma passadeira vermelha mostra como estamos confiantes de que nenhum sangue será derramado”, brincou o apresentador da noite, Jimmy Kimmel.
Supresa! Lady Gaga vai atuar na cerimónia
Ema Gil Pires | há 4 dias
A noite ainda mal começou e estão já a ser reveladas algumas surpresas. Segundo reporta a Variety, a cantora Lady Gaga vai subir a palco nesta cerimónia dos Óscares.
Surprise! Lady Gaga is performing at the #Oscars tonight, Variety reports. pic.twitter.com/oZGuSiLOtq
— Gaga Daily (@gagadaily) March 12, 2023
Portugueses João Gonzalez e Bruno Caetano já chegaram à cerimónia
Ema Gil Pires | há 4 dias
À passadeira champanhe desta que é a 95.ª edição dos Óscares começam já a chegar muitos dos protagonistas desta noite de reconhecimento daquilo que melhor se faz no mundo do cinema. É o caso do realizador João Gonzalez e do produtor Bruno Caetano, ambos portugueses, que se encontram, esta noite, nomeados para o galardão de Melhor Curta Metragem de Animação com ‘Ice Merchants’.
João Gonzalez e Bruno Caetano© Reuters
Factos: 301 filmes elegíveis na edição de 2023 dos Óscares
Notícias ao Minuto | há 4 dias
Ao longo da noite, o Notícias ao Minuto vai partilhar vários dados estatísticos e curiosos sobre os Óscares.
A 95.ª edição dos Óscares 2023 conta com um total de 301 filmes elegíveis a ganhar galardões. Significa isto um aumento de cerca de 9% relativamente à edição de 2022, que contou com 276 filmes.
Noite será marcada por concertos de Rihanna e Lenny Kravitz, entre outros
Notícias ao Minuto | há 4 dias
A noite vai contar com interpretações dos artistas responsáveis pelos temas candidatos a Melhor Canção Original. Entre eles, Rihanna (‘Lift Me Up’, do filme ‘Black Panther: Wakanda Para Sempre).
Lenny Kravitz vai também tocar, durante o tradicional momento de homenagem às figuras do Cinema que morreram no último ano.
Realizador diz que nomeação de ‘Ice Merchants’ “já foi vitória enorme”
Lusa | há 4 dias
Quando a 95.ª cerimónia dos prémios da Academia começar esta noite, em Los Angeles, João Gonzalez e Bruno Caetano vão estar no Dolby Theatre a saborear uma nomeação que soube a vitória, depois de uma intensa campanha a promover a curta ‘Ice Merchants’.
“Esta nomeação para nós já foi uma vitória enorme”, disse à agência Lusa João Gonzalez, na antecâmara da cerimónia. A dupla, composta pelo realizador e o produtor Bruno Caetano, será acompanhada por familiares e membros da equipa que entretanto chegaram a Los Angeles.
“Nós, acima de tudo, já estamos felizes por termos chegado até aqui e o mais importante é que, seja qual for o desenlace que saia naquele envelope, vai ser um dia de celebração para a equipa toda”, afirmou Gonzalez.
O cineasta português referiu que os favoritos à vitória são ‘The Boy, the Mole, the Fox and the Horse’, que tem J.J. Abrams como um dos produtores e a Apple TV+ a distribuir, e ‘My Year of Dicks’, de Sara Gunnarsdóttir e Pamela Ribon.
Favoritos? Surpresas? As previsões para a noite
Notícias ao Minuto | há 4 dias
Faltam umas poucas horas até ao arranque oficial da cerimónia de entrega dos Óscares 2023, e todos os olhos estão postos num filme acima de todos: ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Em Portugal, especialmente, todos esperam ansiosamente pela categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, onde um filme português compete, pela primeira vez.
‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’ arrecadou 11 nomeações, entre as quais Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Ator Secundário (Ke Huy Quan) e Melhor Atriz Secundária (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu). Isto após, nos Globos de Ouro, ter já aglomerado 6 nomeações, das quais resultaram dois prémios: Melhor Atriz em Comédia ou Musical para Michelle Yeoh e Melhor Ator Secundário para Ke Huy Quan.
Seguem-se, na lista de filmes com mais nomeações, ‘A Oeste Nada de Novo’, o filme épico da Primeira Guerra Mundial, e ‘Os Espíritos de Inisherin’, o filme que reflete profundamente sobre a amizade e as suas complexidades, ambos com nove indicações.
Esta edição dos Óscares 2023 é, no mínimo, eclética, misturando filmes independentes com ‘blockbusters’ como ‘Avatar: O Caminho da Água’ e ‘Top Gun: Maverick’.
Início de cobertura
Notícias ao Minuto | há 4 dias
Boa noite! Acompanhe aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos na 95.ª Cerimónia de entrega dos Óscares, que decorre entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira.
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
Schmidt até ao fim. Benfica e técnico alemão a um passo da renovação
“Tive abordagens da I Liga, mas que jogador recusa jogar na Europa?”
“Estrela da Amadora tem todas as condições para subir à I Liga”