O primeiro-ministro, António Costa, admitiu, esta quarta-feira que a inflação é um grande desafio e que o Governo tem procurado atacar as suas causas, começando desde logo pelos preços da energia.
“A inflação é um desafio enorme. A estratégia que temos tentado adotar tem visado atacar a inflação nas suas causas e a primeira causa deste ciclo inflacionista parecia ser o preço da energia. As medidas que adotamos e a solução ibérica, em particular, permitiu que hoje tenhamos uma inflação ao nível da energia muito inferior”, disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, em Lanzarote.
“Sobre o sistema bancário, quero acompanhar o que disse o presidente Sánchez e enfatizar a declaração de ontem dos ministros das Finanças reunidos no Ecofin, onde sublinharam a estabilidade do sistema bancário europeu e as reformas que foram feitas em todo o sistema bancário europeu depois da crise de 2011. No caso concreto de Portugal, há poucas semanas a Comissão Europeia encerrou o último procedimento que havia relativamente a um banco que tinha sido objeto de resolução e que agora tem o processo de reestruturação concluído e encontra-se em boas condições”, disse Costa.
[Notícia em atualização]
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
Não passa nada. Courtois regressa da Bélgica e brilha no Real Madrid
Polémica resolvida? Gavi inscrito pelo Barcelona… com nova camisola
“Keane e Vieira são amigos. Antes estavam prontos para matar-se”