opiniao:-como-e-que-coimbra-pode-responder-as-carencias-habitacionais?

Opinião: Como é que Coimbra pode responder às carências habitacionais?

O problema da habitação é transversal a todo o país, e tem vindo a agravar-se devido a políticas de habitação muito teóricas e pouco ou nada adaptáveis à realidade de cada local.
Em Coimbra deparamo-nos com dois grandes problemas:
1 ) o elevado número de famílias a viver em situação indigna e a correspondente falta de resposta no parque habitacional municipal para estes agregados e 2 ) a falta de habitação a preços acessíveis para famílias de classe média ou jovens em início de vida.
Neste contexto, estamos a executar o programa de Apoio ao Acesso à Habitação 1º Direito, para reabilitar as habitações existentes e também construir novas habitações dando assim solução a 826 famílias sinalizadas como habitando em condições indignas, e que se enquadram nos pressupostos do programa.
A aposta na construção de um empreendimento de habitação a custos controlados em Taveiro, por exemplo, vai permitir realojar 268 famílias que vivem com graves dificuldades.
Em paralelo começámos já a desenvolver um plano de reabilitação e de construção para arrendamentos acessíveis, que compreenderão alguns prédios da Baixa de Coimbra, revitalizando esta área da cidade, criando alternativas de arrendamento no mercado imobiliário para agregados que se querem fixar em Coimbra e que sem estes mecanismos se veem forçados a ir para outros concelhos residir.
Apesar do curto prazo para execução dos programas, desenhámos um conjunto de estratégias e objetivos ambiciosos e inovadores para o concelho.

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X