“Os investimentos oportunos de hoje ser-vos-ão pagos amanhã em triplicado, sem a menor dúvida”, assegurou hoje Putin numa reunião realizada em Moscovo com membros do Sindicato dos Empresários Russos.
O chefe do Kremlin especificou que os setores onde devem ser feitos mais investimentos são a indústria manufatureira, o turismo doméstico ou as marcas locais.
Segundo Putin, apesar das sanções ocidentais impostas na sequência da invasão e consequente guerra na Ucrânia, existem “grandes oportunidades” no país em praticamente “qualquer área de atividade” e para todos os negócios.
“Hoje, na Rússia, estão a abrir-se grandes oportunidades em quase todas as áreas de atividade e de negócio”, disse.
O Presidente russo admitiu, no entanto, que há uma série de problemas “relacionados com a logística, as finanças, as infraestrutura e a tecnologia” que ainda tem de ser resolvida.
Este é o primeiro encontro de Putin com o Sindicato dos Empresários desde o início da intervenção militar na Ucrânia, tendo-se reunido quase mil delegados na Casa da Música, entre milionários, representantes de pequenas e médias empresas e funcionários públicos de vários ministérios.
O vice-primeiro-ministro russo, Andrei Belousov, pediu o relaxamento das restrições aos investidores estrangeiros que decidiram apostar na Rússia após o início da guerra e a imposição de sanções ocidentais.
“Estas pessoas vieram sabendo o que as espera devido às condições criadas por países hostis”, defendeu.
Esta semana, Putin admitiu haver perigo de, a médio prazo, se registar um impacto negativo na economia nacional devido às sanções ocidentais.
“Sim, temos de reconhecer que aqueles que nos desejam mal esperam causar-nos problemas a médio prazo. De facto, esse perigo existe. Estamos cientes disso”, reconheceu.
Putin voltou hoje a manifestar-se no mesmo sentido perante a reunião da comunidade empresarial em Moscovo, insistindo que o Governo compreende perfeitamente que existem riscos a médio prazo que “devem ser tidos em conta”.
No entanto, o Presidente russo mostrou-se também convencido de que a Rússia será capaz de superar todos esses riscos.
“A economia russa está a assumir uma qualidade completamente diferente e começa a desenvolver-se segundo um modelo diferente”, destacou, aludindo à alteração do foco do país para os chamados Estados amigos, principalmente no Oriente.
Leia Também: Putin exige resposta dura contra tentativas para “desestabilizar” Rússia
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
Schmidt até ao fim. Benfica e técnico alemão a um passo da renovação
“Tive abordagens da I Liga, mas que jogador recusa jogar na Europa?”
“Estrela da Amadora tem todas as condições para subir à I Liga”