“Do ponto de vista das garantias de segurança, no território da república encontra-se uma base militar russa e nesse respeito temos estabelecido uma cooperação muito estreita entre as correspondentes estruturas”, disse Putin no início da reunião, transmitida pela televisão pública.
Putin, que teve de cancelar em fevereiro a prevista reunião com Glagoyev pelo facto de este último ter contraído covid-19, sublinhou hoje que as relações entre a Rússia e a Ossétia do Sul possuem um “caráter especial”.
“Gostaria de destacar que as relações decorrem em todos os âmbitos, incluindo o económico. O crescimento do comércio no ano passado foi de 12%. Em princípio, isso é um bom indicador”, destacou.
Glagoyev convidou Putin a visitar a Ossétia do Sul por ocasião da celebração, em agosto próximo, do 15º aniversário do reconhecimento russo da independência do território.
O anterior líder da região, Anatoli Bibilov, convocou em 2022 um referendo de integração, mas o atual Presidente suspendeu a convocatória ao chegar ao poder em maio passado.
Glagoyev justificou a decisão pelas consequências jurídicas da consulta e iniciou contactos com Moscovo sobre os prazos para a “posterior integração da Ossétia do Sul”.
Esta região, com cerca de 50.000 habitantes, possui desde 2008 um estatuto próximo do protetorado, e cujo orçamente depende em 90% dos cofres do Estado russo.
O Kremlin reconheceu a independência das duas regiões separatistas da Geórgia, a Ossétia do Sul e a Abkházia, em 26 de agosto de 2008, após a assinatura de um acordo que pôs termo a um breve mas sangrento conflito com a Geórgia pelo controlo do território ossétio.
A Geórgia não reconhece a independência das duas regiões e apelou ao Kremlin para revogar o reconhecimento, sendo apoiada nesta pretensão pelos Estados Unidos e União Europeia, e considera as tropas russas uma força de ocupação.
Leia Também: Deputado que viu discurso de Putin com esparguete nas orelhas foi multado
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
Southgate admite: “Temos de começar de novo. Há que ter humildade”
João Neves explica paixão: “Devo tudo ao Benfica, a mim não me deve nada”
Mancini recorda desilusão da Itália: “Passámos de uma grande emoção…”