Hoje é dia das bolas rolarem em Nyon, na Suíça. O Benfica fica a conhecer, a partir das 11h00 desta sexta-feira, o adversário nos quartos de final da Liga dos Campeões. Um sorteio que contará ainda com a definição das meias finais e da final a ter lugar na cidade turca de Istambul.
AC Milan, Inter e Napoli (Itália), Chelsea e Manchester City (Inglaterra), Bayern Munique (Alemanha) e Real Madrid (Espanha) são os possíveis adversários dos encarnados na próxima fase da prova milionária, repetindo a presença nos quartos de final pela segunda época seguida, após, em 2021/22, terem caído aos pés do Liverpool.
Entre os possíveis próximos confrontos da equipa de Roger Schmidt, estão adversários mais apetecíveis, mas também grandes tubarões do futebol europeu e eternos candidatos à conquista da Liga dos Campeões. Há em vista também prováveis reencontros com velhos conhecidos com ligações passadas ao clube da Luz.
É tempo, por isso, de lhe escalpelizarmos ao pormenor cada um dos putativos adversários dos encarnados e qual poderá ser, entre sete qualificados, a ‘pêra doce’ para a equipa orientada por Roger Schmidt.
A surpresa italiana no sorteio
É, talvez, uma das grandes surpresas destes quartos de final. Ao contrário de anos anteriores, em que equipas inglesas e/ou espanholas dominavam as rondas a eliminar na Liga dos Campeões, a temporada 2022/23 trouxe três conjuntos italianos para o sorteio desta sexta-feira.
AC Milan, Inter – que eliminou o FC Porto -, e Napoli repetem um feito que não acontecia há 18 anos, desde 2005/06, época em que AC Milan, Inter e Juventus estiveram nesta fase da prova. Deste conjunto, há certamente um que a equipa de Roger Schmidt quererá evitar.
Napoli
Líder destacado do campeonato italiano, o Napoli, à sétima presença, está pela primeira vez nos ‘quartos’. A formação napolitana está a fazer uma época sensacional e o terceiro título de campeão nacional parece ser uma mera questão de tempo. Na última ronda afastaram o Eintracht Frankfurt. É, por isso, um clube a evitar para o Benfica nesta sexta-feira.
Estrela da equipa: Khvicha Kvaratskhelia.
Portugueses no plantel: Mário Rui.
AC Milan
Campeão italiano em título, o AC Milan soma sete títulos europeus, o último em 2006/07. Esta temporada, os rossoneri não estão na melhor forma, ocupando a quarta posição da Serie A, lutando com a AS Roma, de Mourinho, por este último lugar de acesso à Liga dos Campeões. Na última ronda da Liga dos Campeões, os milaneses afastaram o Tottenham (1-0 nas duas mãos). É, por isso, um adversário a acessível para as águias.
Estrela da equipa: Theo Hernandez.
Portugueses do plantel: Rafael Leão.
Inter
Carrasco do FC Porto nos oitavos de final, o Inter conta com três Ligas dos Campeões no seu palmarés, a derradeira em 2009/10, sob o comando do português José Mourinho. Na eliminatória diante dos portistas, um golo solitário do belga Lukaku valeu o apuramento, mas, no conjunto dos dois jogos, os nerazzurri mostraram pouco futebol. É, a par do rival de Milão, um adversário apetecível para o clube da Luz.
Estrela da equipa: Lautaro Martínez.
Portugueses do plantel: (-)
De referir que os dois clubes de Milão já venceram o Benfica em finais. No caso do AC Milan, os rossoneri venceram as águias por duas vezes, em 1962/63 e 1989/90. Já o Inter triunfou uma vez, em 1963/64. Os dois rivais inauguraram o seu palmarés precisamente à custa dos encarnados.
Inglaterra recheada de velhos conhecidos e um alvo a evitar
No que diz respeito aos potenciais adversários oriundos da Premier League, há um clube a evitar e que procura o primeiro título da Liga dos Campeões e outro que tem vivido vários percalços a nível interno, com muitos milhões de euros gastos em reforços e poucos resultados para apresentar.
Chelsea
Dos clubes ingleses, os londrinos são, certamente, o adversário mais apetecível para o Benfica. No plantel moram os ex-Benfica Enzo Fernández, que se mudou para Inglaterra em janeiro, e João Félix, mas Graham Potter não tem conseguido fazer a equipa jogar o futebol que, certamente, queria. Os blues estão no 10.º lugar, muito longe das provas europeias. Na ronda anterior, a formação inglesa afastou o Dortmund (2-1 nas duas mãos).
Apesar disso, o Chelsea conta com histórico a nível da Champions. Os blues somam os mesmos dois títulos das águias (2011/12 e 2020/21) e até já venceram o Benfica na final da Liga Europa de 2012/23 (2-1 em Amesterdão).
Estrela da equipa: Enzo Fernández.
Portugueses do plantel: João Félix.
Manchester City
Um dos quatro clubes a evitar neste sorteio. Campeões em título na Premier League, os cityzens procuram desesperadamente o primeiro título de campeão europeu. Estiveram perto do alcançar quando, na final de 2021, perderam para o Chelsea, no Dragão (1-0).
Esta temporada, a formação de Pep Guardiola conta com um ‘endiabrado’ Erling Haaland acabado de marcar cinco golos na receção ao Leipzig, para um total de 33 na Champions, em 25 jogos. Os alemães foram afastados com um conjunto de 8-1 nas duas mãos. Rúben Dias já deu o seu parecer sobre o sorteio e fez saber que todos os jogos são difíceis neste momento.
Estrela da equipa: Erling Haaland.
Portugueses no plantel: Bernardo Silva e Rúben Dias.
‘Rei’ espanhol da Champions e a ‘trituradora’ alemã
A Alemanha e a Espanha estão esta sexta-feira representadas, por seu lado, pelos seus expoentes máximos, respetivamente o Bayern Munique e o Real Madrid. Dois eternos candidatos a levantar a ‘orelhuda’ em Istambul no mês de maio e adversários complicados para as cores nacionais.
Os alemães já levantaram o título de campeão europeu por seis ocasiões, a última das quais na Luz, em 2020. Já o Real Madrid, o detentor do troféu e o incontestável ‘rei’ da prova, com os seus 14 troféus. Dois ‘pesos pesados’ deste sorteio dos quartos de final da prova milionária.
Real Madrid
Na ronda anterior, os merengues afastaram o Liverpool (2-6 nas duas mãos), com uma noite de sonho em Anfield. Os espanhóis já defrontaram as águias em três ocasiões e perderam duas delas.
O Real Madrid perdeu três finais da Liga dos Campeões na história, a primeira face ao Benfica, que, em 1961/62, revalidou o título europeu em Amesterdão, ao bater os ‘merengues’ por 5-3. Mais tarde, em 1964/65, os blancos voltaram a cair perante a turma lusa nos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus, com um agregado de 3-6 nas duas mãos a favor dos lisboetas.
Estrela da equipa: Vinícius Jr.
Portugueses no plantel: (-)
Bayern Munique
Os bávaros afastaram o super poderoso Paris Saint-Germain na eliminatória anterior e são um ‘carrasco’ do Benfica nesta Liga dos Campeões. É que as águias nunca venceram os alemães na prova milionária, com o melhor resultado a ser apenas um empate.
Na última vez que as duas equipas se defrontaram em jogos a eliminar, os encarnados venderam cara a derrota. Em 2015/16, o Benfica perdeu por 1-0 na Alemanha e alcançou um empate (2-2) na receção ao campeão alemão em título. Os bávaros contam no plantel com o ex-Benfica João Cancelo.
Estrela da equipa: Jamal Musiala.
Portugueses no plantel: João Cancelo.
O sorteio dos quartos de final, e também das meias finais e final, sem quaisquer restrições, está agendado para as 11h00 desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça.
Leia Também: Espanhóis ‘atiçam’ Benfica: “O clube que menos nome tem no sorteio”
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
VÍDEO: golaço de Pavard dá vitória à França na Irlanda
Nem Mourinho escapou: “O Tottenham contrata treinadores antiquados”
João Sousa apura-se para a segunda ronda do challenger de Girona