O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiï Reznikov, notou, esta quarta-feira, que “o tribunal, vereditos e punições estão a chegar”, referindo que os mandados de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Vladimir Putin e Maria Lvova-Belova, que apelidou de “dupla feia”, são apenas “o início”.
“Todo o criminoso deve ser responsabilizado, especialmente quando um alto funcionário está envolvido na deportação de crianças”, começou por escrever o governante ucraniano, numa publicação divulgada no Twitter.
“Há muito tempo sinalizámos crimes de guerra russos. Os mandados de detenção para a dupla feia são apenas o início. O tribunal, veredictos e punições estão a chegar”, acrescentou.
Every criminal must be held accountable, especially when a top official is involved in the deportation of children.
We’ve been flagging russian war crimes for a long time.
The arrest warrants for the ugly duo are just the beginning. The tribunal, verdicts&punishments are coming. pic.twitter.com/st8T4Qs5FJ— Oleksii Reznikov (@oleksiireznikov) March 17, 2023
Recorde-se que o TPI anunciou hoje que foi emitido um mandado de captura contra o presidente russo, Vladimir Putin, acusando-o de crimes de guerra na Ucrânia. Também é visada a comissária dos direitos das crianças para a presidência russa, Maria Lvova-Belova.
O TPI referiu, em comunicado, que o chefe de Estado da Rússia é “alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (infantil) e da transferência ilegal de população (infantil) a partir de zonas ocupadas na Ucrânia para a Federação Russa”. Lvova-Belova é alvo de acusações semelhantes.
Ambos os mandados de prisão são os primeiros do tipo emitidos pelo TPI no contexto da sua investigação de crimes de guerra na Ucrânia.
Leia Também: Ex-conselheiro de Putin diz que mandado de captura é “suicídio” do TPI
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
Southgate admite: “Temos de começar de novo. Há que ter humildade”
João Neves explica paixão: “Devo tudo ao Benfica, a mim não me deve nada”
Mancini recorda desilusão da Itália: “Passámos de uma grande emoção…”