Artigo de opinião
Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista
O stress, designadamente no quadro de estados depressivos, pode conduzir a uma perda de peso significativa por dois factores primordiais: um apetite reduzido ou instável, e um metabolismo acelerado.
Mas quando o stress é crónico, o cortisol e a adrenalina funcionam “em pleno” para conseguir preservar as nossas capacidades energéticas. Então, o organismo cria reservas de gordura em resposta à produção excessiva de cortisol e de adrenalina, tendo como consequência um aumento de peso!
Existem de facto 2 razões principais para o aumento de peso devido ao stress. A primeira é o cortisol, uma hormona que é segregada em situações “normais” de stress e que em situações de longa duração, ou stress crónico, é produzida em níveis excessivos.
A segunda razão é que, quando confrontados com emoções negativas, temos tendência a compensar o nosso estado recorrendo à ingestão de alimentos, e habitualmente alimentos de fácil e mais imediato alcance que é comida não- saudável. Comer para nos sentirmos cheios e não mais pensar nos problemas graças a um alimento de conforto que nos recorda a nossa infância e traz emoções positivas – ingredientes com elevado teor de açúcares e gorduras, como as bolachas, os doces e fast-food.
Quando estamos stressados, é-nos difícil fazer uma alimentação saudável!
O stress crónico é uma reacção a longo prazo do organismo que se torna perigosa para a saúde. A excessiva produção de cortisol é particularmente responsável pelo aumento de peso em consequência da acumulação e armazenamento de gorduras. O aumento crónico do nível de cortisol pode estimular o apetite e aumentar a resistência do corpo à leptina que é a hormona que controla a sensação de saciedade.
Não hesite em falar com o seu nutricionista que poderá melhor acompanhar na gestão do stress e impedi-lo de ser a causa de não emagrecer ou mesmo de engordar.
Tire as suas dúvidas
Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.
O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.
Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®
Siga a Nova Gente no Instagram
Tambem e noticia
Jogador do Tottenham aceita saída de Conte: “Era o melhor…”
Novo jogo, nova vitória. Portugal faz o pleno rumo ao Euro de sub-19
“Se Kane ficar no Tottenham, não vai ter qualquer ambição de troféus”