ao-minuto:-lavrov-e-guterres-juntos-na-2.a-feira;-eua-discute-armas

AO MINUTO: Lavrov e Guterres juntos na 2.ª-feira; EUA discute armas

Presidente ucraniano deverá marcar presença na cimeira da NATO em Vilnius

Notícias ao Minuto | há 5 minutos

O jornalista do Financial Times Christopher Miller avançou, esta sexta-feira, que uma fonte próxima do presidente ucraniano lhe garantiu que Zelensky aceitou o convite para participar na cimeira da NATO que deverá acontecer em julho.

“A decisão final dependerá da situação no terreno nessa altura”, esclareceu a mesma fonte ao jornalista.

President Zelensky’s office confirms to me this morning that he accepted Stoltenberg’s invitation to the NATO summit in Vilnius in July. But: “Final decision will depend on the situation on the ground at that point.” https://t.co/qfLupLMzdS

— Christopher Miller (@ChristopherJM) April 21, 2023

Canadá anuncia novos apoios de 26 milhões de euros à Ucrânia

Notícias ao Minuto | há 13 minutos

O Canadá anunciou, esta sexta-feira, um novo pacote de apoio à Ucrânia, avaliado em 39 milhões de dólares canadianos (cerca de 26 milhões de euros). Incluirá 40 armas de precisão (sniper rifles), 16 conjuntos de rádio e uma doação ao funbdo da NATO de apoio à Ucrânia.

O anúncio foi feito pela ministra da Defesa canadiana desde Ramstein, na Alemanha, onde esteve reunida com vários aliados ocidentais no apoio a Kyiv contra a agressão russa.

Russos dizem ter cercado Bakhmut

Notícias ao Minuto | há 24 minutos

Nesta sexta-feira, o conselheiro do líder da autoproclamada República Popular de Donetsk disse que as forças russas cercaram Bakhmut e bloquearam o fornecimento das forças ucranianas.

“Membros do grupo mercenário Wagner chegaram à autoestrada Bakhmut-Chasov Yar, que era usada para fornecer as forças ucranianas”, disse Yan Gagin, conselheiro de Denis Pushilin, citado pela agência estatal russa TASS, garantindo que os mercenários “têm centenas de metros sob controlo, o que torna o fornecimento da cidade impossível”.

“Por isso, a tampa do caldeirão está efetivamente fechada”, concluiu.

Stoltenberg reforça vontade de integrar Ucrânia na NATO

Notícias ao Minuto | há 41 minutos

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta sexta-feira que “todos os membros da NATO concordaram que a Ucrânia se tornará membro”.

Aos jornalistas, desde Ramstein, na Alemanha, Stoltenberg disse que discutiu o assunto com Volodymyr Zelensky, com quem esteve reunido em Kyiv, na quinta-feira. “Claro, a Ucrânia precisa de segurança, porque ninguém pode dizer quando e como acabará esta guerra.”

“Sem uma Ucrânia soberana, não vale a pena discutir entrada na NATO”

Notícias ao Minuto | há 49 minutos

O secretário-geral da NATO disse, esta sexta-feira, que antes de falar da entrada da Ucrânia na NATO, importa “focar-se que o presidente Putin não ganha a guerra, que a Ucrânia prevalece”.

Isto porque “sem uma Ucrânia independente e soberana, não faz sentido falar da sua entrada” na NATO, argumentou Jens Stoltenberg em declarações aos jornalistas, desde Ramstein, na Alemanha.

Lama está a desacelerar combates na Ucrânia, dizem britânicos

Notícias ao Minuto | há 54 minutos

O ministério da Defesa do Reino Unido revelou, esta sexta-feira, que a “lama severa” está a dificultar os combates na Ucrânia.

“Com condições de chão mole em grande parte da Ucrânia, a lama severa está provavelmente a desacelerar operações dos dois lados do conflito”, anunciaram os britânicos, considerando que “os meios russos on-line estão provavelmente a exagerar o impacto geral da lama nas forças ucranianas”. Uma “operação de informação que pretende aumentar a moral russa”, concluíram, bem como para “diminuir a moral dos apoiantes da Ucrânia”.

“As condições da superfície devem melhorar nas próximas semanas. A ameaça de minas provavelmente continua a ser um fator mais importante na limitação das manobras todo-terreno dos combatentes”, lê-se no relatório diário da Defesa britânica, no Twitter.

— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) April 21, 2023

Países Baixos e Dinamarca enviam mais 14 tanques Leopard

Notícias ao Minuto | há 1 hora

O líder da NATO anunciou, esta sexta-feira, que os Países Baixos e a Dinamarca vão enviar mais 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia.

A revelação foi feita desde Ramstein, na Alemanha, onde Jens Stoltenberg falava aos jornalistas após uma reunião de vários aliados ocidentais de Kyiv para discutir o envio de armas.

“Ninguém sabe quando é que esta guerra vai acabar”, diz Stoltenberg

Notícias ao Minuto | há 1 hora

O líder da NATO afirmou, esta sexta-feira, que “ninguém sabe quando é que esta guerra vai acabar”.

Desde Ramstein, na Alemanha, onde Estados Unidos e aliados reuniram para discutir o envio de armas para a Ucrânia, Jens Stoltenberg disse que “as guerras são, por natureza, imprevisíveis”, pelo que ninguém pode dizer “com certeza” quando acabará.

“Temos de estar preparados para o longo curso”, alertou, referindo que, mesmo depois da guerra, será necessário continuar a “apoiar a Ucrânia, porque tem de ter força militar para evitar novos ataques”.

Mais de 60 mil soldados ucranianos já foram treinados por aliados

Notícias ao Minuto | há 1 hora

O deputado alemão Roderich Kiesewetter, do partido CDU, disse, na quinta-feira, que os aliados da Ucrânia já treinaram mais de 60 mil dos seus soldados, que deverão regressar ao campo de batalha perante os russos algures entre maio e junho.

“Os ucranianos são extremamente engenhosos, especialmente no que tem a ver com redes de inteligência, com como combinar tudo…”, disse Kiesewetter num programa do canal de televisão alemão ZDF TV.

EUA e aliados em Ramstein para discutir envio de armas para a Ucrânia

Lusa | há 1 hora

O Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia reúne-se hoje na base aérea norte-americana de Ramstein (Alemanha) com atenções centradas num possível fornecimento a Kyiv de armas de longo alcance, matéria que ainda suscita divisões entre os aliados.

Esta reunião, a 11.ª, marca o primeiro aniversário deste grupo criado e liderado pelos Estados Unidos, e que integra atualmente cerca de 50 países.

Na véspera do encontro, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, que também irá marcar presença em Ramstein, fez a sua primeira visita a Kyiv desde o início da guerra.

Na reunião que Stoltenberg manteve na quinta-feira em Kyiv com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o fornecimento de armas de longo alcance dominou parte da conversa, e o líder da Aliança Atlântica prometeu cuidar do assunto na reunião de hoje em Ramstein.

EUA e aliados em Ramstein para discutir envio de armas para a Ucrânia

O Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia reúne-se hoje na base aérea norte-americana de Ramstein (Alemanha) com atenções centradas num possível fornecimento a Kyiv de armas de longo alcance, matéria que ainda suscita divisões entre os aliados.

Lusa | 06:24 – 21/04/2023

Lavrov irá reunir-se com Guterres na segunda-feira na ONU

Lusa | há 1 hora

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, irá reunir-se com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na próxima segunda-feira em Nova Iorque, disseram à Lusa fontes oficiais.

Ovice-porta-voz de António Guterres, Farhan Haq, confirmou que a reunião está agendada para a próxima semana, após o embaixador russo junto à ONU, Vasily Nebenzya, ter dado como certo este encontro em declarações ao canal de televisão russo Rossiya-24.

“Tentaremos fornecer detalhes após a reunião”, acrescentou Haq, em declarações à Lusa.

De acordo com Nebenzya, vários tópicos estarão em discussão, entre eles o acordo de cereais do mar negro.

Serguei Lavrov estará na próxima semana Nova Iorque para presidir a dois debates sobre multilateralismo e Médio Oriente, no âmbito da presidência russa do Conselho de Segurança da ONU.

Lavrov irá reunir-se com Guterres na segunda-feira na ONU

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, irá reunir-se com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na próxima segunda-feira em Nova Iorque, disseram hoje à Lusa fontes oficiais.

Lusa | 00:11 – 21/04/2023

G7 considera impor proibição “quase total” das exportações à Rússia

Notícias ao Minuto | há 1 hora

O G7 estará a considerar uma proibição praticamente total das exportações para a Rússia, avançaram fontes da agência de notícias japonesa Kyodo.

Está marcada para maio, no Japão, uma cimeira do G7, que poderá servir para discutir esta proposta. Na quinta-feira, por sua vez, a Bloomberg já tinha revelado que tanto os Estados Unidos como outros aliados de Kyiv estavam a ponderar uma proibição da maioria das exportações para a Rússia.

Kyiv atacada por ‘drones’ durante a noite

Notícias ao Minuto | há 1 hora

A Rússia lançou um ataque com ‘drones’ sobre Kyiv durante a madrugada de sexta-feira, revelou o governo ucraniano.

A administração militar de Kyiv escreveu, no Telegram, que “depois de um intervalo de 25 dias, a capital da Ucrânia sofreu outro ataque aéreo do inimigo”.

Os ‘drones’ utilizados terão sido equipamentos de fabrico iraniano, dizem os ucranianos, que não anunciaram qualquer vítima mortal destes ataques.

Rússia terá perdido já 185.050 soldados, diz Kyiv

Notícias ao Minuto | há 1 hora

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia anunciou, esta sexta-feira, que já terão sido eliminados 185.050 soldados russos desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Os números dos militares ucraniano indicam que, só nas últimas 24 horas, Kyiv terá eliminado 630 soldados leais ao Kremlin.

China diz que não está a ‘inflamar’ a guerra na Ucrânia

Notícias ao Minuto | há 1 hora

A China não está a inflamar a guerra na Ucrânia, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês nesta sexta-feira, citado pela agência Reuters. Pequim procura, ainda, uma resolução pacífica para o conflito internacional, através do diálogo e da diplomacia, disse ainda Qin Gang.

Em declarações no Lanting Forum, em Xangai, o ministro chinês disse que o país não tem intenção de entrar numa competição entre os grandes poderes.

Ataque russo a Belgorod deixa duas pessoas feridas

Notícias ao Minuto | há 1 hora

Um avião de guerra russo lançou, sem querer, uma munição sobre a cidade de Belgorod, perto da Ucrânia, do lado russo da fronteira, o que causou uma forte explosão. Dela resultaram feridas duas pessoas.

A explosão causou a destruição de alguns edifícios e a aberura de uma grande cratera, disse o próprio ministério da Defesa russo, citado pela agência estatal do Kremlin TASS. “Enquanto um avião Sukhoi Su-34 da Força Aérea sobrevoava a cidade de Belgorod, houve um lançamento acidental de munição”, disse.

Para recordar

Notícias ao Minuto | há 1 hora
  • Kyiv esteve em alerta após “ameaça de ataque de drones do inimigo”. A administração regional de Kyiv, emitiu, na quinta-feira, um alerta aéreo por “uma ameaça de drones do inimigo”. No Telegram, foi pedido aos residentes que se dirigissem “urgentemente aos abrigos” da cidade.
  • Zelensky classificou líderes que permanecem neutro como populistas. O presidente ucraniano considerou na quinta-feira que os líderes que adotam posturas de neutralidade em relação à invasão russa da Ucrânia são populistas. Palavras transmitidas através de uma mensagem de vídeo a um comité de deputados mexicanos.
  • Biden e Macron reiteraram apoio à Ucrânia a “longo prazo”. O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, e de França, Emmanuel Macron, conversaram na quinta-feira ao telefone e reiteraram o apoio “a longo prazo” à Ucrânia.
  • Líder do Grupo Wagner quer julgar ex-mercenários que denunciaram crimes. O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, revelou, esta quinta-feira, que avançou com um processo criminal contra Azamat Uldarov e Savichev Alexei Vladimirovich, os dois ex-mercenários que denunciaram alegados crimes de guerra cometidos na Ucrânia, e ainda contra Vladimir Osechkin, fundador da organização Gulagu.net.

Início de acompanhamento

Notícias ao Minuto | há 2 horas

Bom dia. Damos aqui início a mais um acompanhamento AO MINUTO sobre os últimos acontecimentos relacionados com o conflito no leste europeu. Recorde o que aconteceu ontem na ligação abaixo:

AO MINUTO: Alerta aéreo em Kyiv; Ucrânia quis atacar russos na Síria

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:58 – 20/04/2023

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X