104
Maria Helena Marques
Não passaram muitos dias sobre a comemoração do ” 25 de Abril ” em Portugal e que, no próximo ano festejará o seu Cinquentenário.
Aconteceram as costumadas atividades e manifestações que sempre pretendem lembrar a implantação da Democracia que veio dar voz livre ao Povo.
Foi esse o ideal de Abril!
O caminhar é lento e damos conta de muitos atropelos.
Um desperdício que é urgente travar e que desejamos honre e cumpra, de facto, o ideal de Abril!
Vem ao caso, também, nesta data, falar do cinquentenário do União Futebol Clube da Freguesia de Figueira de Lorvão e que ocorreu neste fim de semana num clima democrático, demonstrado pelo espírito de união, respeito e alegria, festejando o passado e a caminhada até ao presente e de olhos postos no Futuro.
Nasceu com o ideal de dignificar o desporto que é escola que deve desenvolver corpo e espírito, a qual formará jovens saudáveis nas duas vertentes.
O facto de já ter uma longa história e de, com muito esforço e dedicação se ter vindo a manter vivo e atuante, trazendo, cada vez mais, às suas hostes, os mais variados grupos etários, só mostra que valeu a pena o sonho dos que se propuseram a iniciar o projeto.
Lá atrás esteve, antes da edificação do Clube, alguém, discreto, mas muito empenhado e preocupado na resolução dos problemas da sociedade que precisa de estar atento aos jovens, homens do futuro e que precisam de opções saudáveis para ocupar seus tempos livres. Lá esteve um “Mestre Escola” 100% ocupado com imenso trabalho que cumpriu com toda a responsabilidade.
Esse “Mestre Escola” esteve muito atento ao vazio de saudável ocupação dos tempos livres dos jovens.
Pôs à disposição instalações de anexos à sua casa e aí colocou, uma mesa de ping-pong, uma pequena biblioteca, jogos de tabuleiro, projetos de caminhadas e até um espaço que alguém facilitou para darem uns pontapés na bola, que sempre são de muito agrado dos jovens. Esse pseudo campo era bem perto do que hoje é o digno campo do UFC.
Esse projeto foi chamado “Centro Extra Escolar” e dele nasceu um clube de futebol do mesmo nome e que teve o seu próprio equipamento.
Foi essa experiência que veio entusiasmar o nascimento de um clube com mais ambição desportiva. Nasceu o União Futebol clube com os ideais que lhe reconhecemos
Muitos, até hoje, se empenharam. Honra e mérito lhes é devido!
Mas, lá atrás, na génese, está o tal “Mestre Escola” que quis dignificar a juventude.
Seu nome: Joaquim de Oliveira Marques.
Tambem e noticia
Arranca hoje a fiscalização a veículos pesados de mercadorias e passageiros
Costa visitou empresas portuguesas de referência na região de Luanda
Inzaghi considera City “equipa mais forte do Mundo”