eua-descartam-“ofensiva-significativa”-russa-ainda-este-ano

EUA descartam “ofensiva significativa” russa ainda este ano

A diretora dos Serviços de Informação Estados Unidos, Avril Haines, descartou esta quinta-feira que a Rússia possa realizar uma “ofensiva significativa” ao longo deste ano na Ucrânia por falta de munições e armamento suficiente para tal.

Perante o Comité dos Serviços Armados do Senado, enfatizou que a Rússia enfrentará dificuldades “independentemente de as tropas ucranianas realizarem contra-ataque com sucesso”. 

“Na verdade, se a Rússia não implementar uma mobilização obrigatória e garantir a entrada de munições e armas de terceiros países para além do Irão, será cada vez mais difícil levarem a cabo as suas operações”, afirmou. 

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas — 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.709 civis mortos e 14.666 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Lavrov discute com homólogo chinês “esforços de paz” na Ucrânia

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X