opiniao:-tanto-frances

Opinião: Tanto francês

Apesar de usar maioritariamente o inglês como língua de trabalho, o francês tornou-se essencial para eu poder comunicar em Bruxelas. Apesar de a capital ser bilingue francês-neerlandês, a verdade é que se fala bem mais francês, pelo que se torna importante um conhecimento básico desta língua para as comunicações do quotidiano: comprar pão, negociar o pacote de Internet, ir aos correios, etc.
O francês integra o top 5 das línguas mais faladas no mundo, e embora a sua relevância na educação se tenha reduzido a favor do inglês, ainda goza de grande prestígio. Sendo idioma oficial em 29 países de todo o mundo, possui também grande importância na União Europeia, especialmente no domínio cultural e artístico.
O curioso é que toda esta diversidade de origens da língua francesa trazem também a riqueza dos sotaques. Só consigo distinguir os sotaques mais acentuados, como o canadiano ou o congolês, mas os meus amigos franceses dizem que tenho forte sotaque belga ao falar francês, e uma entoação típica que me denuncia.
A mim soa-me tudo igual, excepto que os franceses têm muitas (demasiadas?) “fórmulas de cortesia”. Por exemplo, enquanto o belga entra num café e diz “bom dia, era um café por favor”, o francês enrola num “bom dia, como tem passado, o fim de semana foi bom? Se não for muito incómodo, quando puder, será que me pode por favor tirar um café”. Resta que nos adaptemos às variantes da língua, embora tenhamos sempre a desculpa do “não sou de origem francófona, já falo outras línguas estrangeiras, por isso tenham clemência”. Normalmente funciona!

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X