da-tensao-politica-as-novas-medidas:-os-cinco-numeros-da-semana

Da tensão política às novas medidas: Os cinco números da semana

Esta semana ficou marcada pela tensão política entre o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois de terem discordado relativamente à permanência do ministro das Infraestruturas, João Galamba, no Parlamento. 

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Um ‘ralhete’, um ultimato e um ministro em cheque? O discurso de Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa quebrou o silêncio e falou ao país, na quinta-feira à noite, sobre o facto de o primeiro-ministro ter contrariado a sua posição ao não aceitar o pedido de demissão do ministro das Infraestruturas. Apesar de não dissolver a Assembleia da República, o chefe de Estado garantiu que irá ficar “ainda mais atento à questão da responsabilidade política e administrativa dos que mandam”.

  • BCE (abranda o ritmo e) sobe taxas de juro em 25 pontos base

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, na quinta-feira, aumentar as taxas de juro, em linha com o que era esperado. Apesar de tudo, este acréscimo de 25 pontos base representa um abrandamento do ritmo face aos aumentos anteriores. 

  • Juros dos novos depósitos registam maior subida mensal desde 2011, mas…

A taxa de juro dos novos depósitos a prazo de particulares registou a maior subida mensal desde 2011, mas Portugal é o país da área do euro com a segunda taxa mais baixa, de acordo os dados divulgados na sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

  • Baixas médicas. Faltas justificadas pelo SNS24 são remuneradas?

As baixas médicas de curta duração podem agora ser emitidas através do serviço digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), mas estas faltas são remuneradas? A DECO Proteste recorda que não, uma vez que não dão direito ao subsídio de doença. 

  • Licenças, jovens e baixas: As novas medidas do Governo em 5 pontos

O Conselho de Ministros aprovou, na quinta-feira, em Braga, as medidas que regulamentam a Agenda do Trabalho Digno. Há novidades sobre as licenças e sobre as baixas médicas e há ainda algumas mudanças para os jovens que trabalham. 

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X