77
Caves de Coimbra receberam, no passado domingo, as provas decisivas de pool do distrito de Coimbra e da elite nacional, ao nível individual. A organização foi da Associação de Bilhar de Coimbra e da Federação Portuguesa de Bilhar

Em representação da Casa do Benfica de Penacova, o campeão nacional de Sub 23 André Soares fez uma prova brilhante. O atleta começou por eliminar, nos oitavos de final, por expressivos 6-2, o atleta Alexandre Martins do União 1919, que se apresentava com uma vantagem confortável como n.º 1 do ranking, baralhando completamente as contas do título.
Após vencer Alexandre Flórido, da AAC, nos quartos de final, por igual resultado, André Soares jogou “as meias” com o atleta Pedro Santos, do União 1919.
Por esta altura, a decisão do título estava ao rubro, já que bastava a André Soares vencer e chegar à final para se sagrar campeão. Mas, se a vitória na final pendesse para o Pedro Santos seria este a erguer o troféu. Com grande categoria o “miúdo” André não deu hipótese e venceu Pedro Santos por 6-3.
De seguida, com o título de campeão distrital de Pool Individual da 1.ª Divisão – Coimbra já assegurado, ganhou na final por 6-2 ao também penacovense Alexandre Martins, do União 1919. Francisco Pinhal, também da Casa do Benfica de Penacova, conseguiu o 5.º e último lugar da qualificação para o Campeonato Nacional de Pool da 1.ª Divisão.
Desta forma, estes quatro atletas juntaram-se aos apurados nos restantes distritos e aos colegas do Pool Stars, para disputar a prova rainha, nos dias 20 e 21 de maio, no Palace Hotel das Termas do Bicanho, em Soure.
João Sousa vence Circuito Pool Stars
No evento principal, o Circuito Pool Stars, prova da 1.ª Divisão Nacional, onde milita a fi na flor do pool português, a decisão ficou também ao rubro. Isto porque, nos quartos de final, os atletas n.º 1 e 2 do ranking, João Grilo e Henrique Correia, foram afastados prematuramente da prova, respetivamente por João Sousa e Jorge Tinoco. Depois de eliminar, por 8-3, o principal candidato, João Sousa venceu na meia-final Jorge Tinoco por 8-4, e embalou para a final num jogo extremamente disputado com Miguel Silva, em que esteve a perder por 4-6, mas em que conseguiu com quatro vitórias consecutivas, virar o resultado para 8-6, com João Grilo impotente a assistir à consagração do seu colega como o grande vencedor desta prova.
O evento terminou de seguida com a cerimónia de encerramento, nas Caves Coimbra, com a entrega dos troféus das duas provas por Ricardo Salgado, Presidente da Federação Portuguesa de Bilhar e por João Moura, Presidente da Associação de Bilhar de Coimbra, num ambiente que importa relevar de são convívio e de grande desportivismo, por todos intervenientes nas duas competições, assim como atletas, dirigentes e público que vieram de todas as partes do país juntar-se à grande festa do bilhar.
Tambem e noticia
Cristiano Ronaldo vai regressar a Portugal… para um período de estágio
Ambiente apoteótico. Assim foi a festa do campeão Al-Ittihad, de NES
Benzema despista rumores sobre futuro: “A internet não é a realidade”