123
Há “nevadas” e “Nevadas”
Só quem não é deste Concelho ou nunca cá viveu ou passou, é que não conhece as famosas “nevadas”, doce conventual, que veio a receber esse nome pela sua apresentação de cobertura de branco açúcar.
A massa de que são feitas é fofa e gostosa e é recheada com doce de ovos o que lhe dá um sabor e uma cremosidade absolutamente deliciosas.
A sua receita existe por recolha no ancestral Convento de Lorvão, nossa jóia patrimonial.
Foram as mãos e o saber das freiras que nele viveram e que eram exímias doceiras que deixaram esse legado, através das mulheres de Lorvão que lá trabalharam. Estas mulheres souberam guardar e transmitir esta e outras receitas deliciosas.
Foi assim que chegaram aos nossos dias. A quem ainda não conhece, convido a provar e não se irão arrepender…
Mas…
Como referi em subtítulo, há “nevadas ” e “Nevadas”.
Passo a explicar:
O nome próprio Nevadas refere-se a um Grupo Cénico infantil que existiu em Penacova no século passado, provavelmente nos anos 40/50 ou talvez até antes segundo as fontes de que me socorri (Notícias de Penacova).
O grupo cénico infantil “Nevadas” era composto por crianças da Catequese, das escolas, do colégio e até do Preventório de Penacova.
Exibiam-se em matinés, ao Domingo, e a receita que delas colhiam destinava-se à compra de livros, cadernos e outro material escolar destinado às crianças mais pobres.
Os espetáculos realizavam-se no salão/teatro da residência paroquial.
Fiquei a conhecer esta realidade através de artigos do Prof. Oliveira Cabral publicados no Notícias de Penacova.
Não cheguei a saber em que ano nasceu o Grupo, mas percebi que, se no tal artigo, se pedia que fosse ressuscitado o Grupo, subentende-se que já existia antes de 1954, data em que ele fez esse pedido.
O Prof. Oliveira Cabral escrevia poemas para elas cantarem, musicadas por Estefânia Cabreira e, assim, as incentivar a reiniciarem a exibição do “Nevadas”.
Venhamos agora até aos nossos dias.
Começaram a funcionar no novo Centro Educativo em Figueira de Lorvão, atividades da Universidade sénior. Um dos grupos, inscritos em “Letras Pra Vida” ao cuidado da ESE de Coimbra, foi convidado a escolher um nome para o Grupo. Houve várias hipóteses e daí que se fez um sorteio…
Adivinhem lá qual o nome sorteado!… Pois foi, nem mais nem menos, “NEVADAS CURIOSAS”.
Podemos bem concluir, agora, que não acabaram em Penacova, nem as “nevadas” nem as “Nevadas”!
Maria Helena Marques
Tambem e noticia
Um olhar em redor do “nosso” Mundo: Revisitando a vida da Academia Coimbrã
Remate rasteiro de Otávio e volta a gritar-se golo no Dragão
Treinador dos juniores do Famalicão fala em “época muito dura”