gnr-resgata-138-migrantes-de-embarcacao-ao-largo-da-costa-de-italia

GNR resgata 138 migrantes de embarcação ao largo da costa de Itália

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou, esta quinta-feira, 138 migrantes que se encontravam a 12 milhas náuticas da costa de Crotone, em Itália, informa um comunicado enviado às redações.

O resgate deu-se no âmbito da operação conjunta ‘Themis 2023’ e foi efetuado pela lancha de patrulhamento costeiro Bojador, que estava empenhada numa ação de patrulhamento.

Com “recurso aos seus sistemas de vigilância”, a Bojador detetou, pelas 6h55, “uma embarcação de pesca que se dirigia para a costa italiana, onde eram visíveis várias pessoas no convés da embarcação”.

Um facto que motivou a lancha a encetar a navegação até ao local, onde a GNR concluiu que essa se tratava “de uma embarcação com mais de uma centena de migrantes a bordo”.

Foi encetada, depois, uma operação de busca e salvamento, “por não se encontrarem reunidas as condições de segurança da tripulação e o meio se encontrar sobrelotado”, elabora o comunicado.

Visto que apenas estava no local a lancha Bojador, segundo a autoridade, a mesma operou o resgate dos 138 migrantes (entre os quais se contabilizavam 36 mulheres e 35 crianças), que foram sendo transferidos para bordo da embarcação portuguesa.

A embarcação portuguesa encetou, depois, caminho para o Porto de Crotone – e, durante a viagem, “verificou-se que uma das mulheres a bordo da embarcação, que se encontrava na fase final do ciclo da gravidez, estava debilitada”. Tal levou a que a mesma recebesse cuidados médicos especializados a bordo, garantidos por uma equipa médica de uma embarcação da italiana Guardia Costiera, entretanto destacada para o local.

A GNR, recorde-se, participa na operação ‘Themis 2023’ no âmbito da missão de “coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça”. A mesma decorre até 12 de julho de 2023.

Leia Também: Preventiva para filho suspeito de agredir o pai em Oliveira de Azeméis

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X