sporting-‘ataca’-arbitragem-do-derbi:-“falsearam-a-verdade-desportiva”

Sporting ‘ataca’ arbitragem do dérbi: “Falsearam a verdade desportiva”

O Sporting emitiu um comunicado, esta segunda-feira, em torno da arbitragem liderada por João Pinheiro no dérbi deste domingo, frente ao Benfica (2-2), com queixas em relação ao golo que deu o empate ao rival, que precisava de triunfar para confirmar a festa do título.

“O jogo de ontem, frente ao SL Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão Leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos”; pode ler-se na nota dos leões, que reforçaram a “necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem”.

As águias chegaram ao 2-2 final já em tempo de descontos, num lance de insistência finalizado por João Neves, no seguimento de um lance entre Florentino (em posição irregular) e Coates, que se preparava para chegar a uma bola lançada para a área num livre.

Hugo Miguel esteve no papel de VAR no dérbi eterno, mas não contrariou a decisão da equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro em campo, algo que motivou protestos por parte dos leões, num jogo em que ficaram sem hipóteses de lutar pela terceira posição, ocupada pelo Sporting de Braga.

Confira o comunicado na íntegra:

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD volta a reforçar a necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem. O jogo de ontem, frente ao SL Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão Leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos.

Apesar de a FIFA proibir a transmissão dos áudios em direto, em Inglaterra, na semana passada, o responsável máximo da arbitragem, o ex-árbitro Howard Webb, mostrou lances da jornada anterior e respectivos áudios na televisão, explicando as decisões do VAR e apostando numa maior transparência de todo o processo.

A única forma de conseguirmos ter em Portugal uma arbitragem mais qualificada e profissional, é trilharmos um caminho pela transparência, onde seja conhecido o racional de decisões que afetam os clubes e a classificação final. Serem conhecidos os áudios do VAR é certamente um passo correto e de extrema importância nesse sentido.

Sabemos que esta foi uma época aquém das expectativas e não queremos, de forma alguma, desculpar o facto de não termos conseguido alcançar os nossos objetivos. No entanto, existem decisões erradas e sem explicação racional que são prejudiciais para nosso futebol e neste caso em concreto falsearam a verdade desportiva do jogo.

Agradecemos, ainda, todo o apoio demonstrado pelos Sócios e adeptos no dérbi, tendo sido inexcedíveis no papel de 12.º jogador.”

[Notícia atualizada às 18h19]

Leia Também: Adeptos de Sporting e Benfica desentenderam-se… com cenas de pancadaria

Leia Também: “Errei”. Eis a mensagem de António Silva após dérbi frente ao Sporting

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X