A nova linha de financiamento, com garantia mútua, será operacionalizada em junho e destina-se a projetos de investimento na área da sustentabilidade promovidos por empresas de turismo, segundo indica o Ministério da Economia e do Mar em comunicado.
A mesma informação detalha que a linha contempla uma tranche de 20 milhões de euros para os territórios de baixa densidade, que faz parte da Agenda do Turismo para o Interior, e um orçamento de 30 milhões de euros para projetos promovidos fora destes territórios.
A medida contempla a atribuição de um prémio de desempenho, que se traduz na conversão a fundo perdido de uma parte do financiamento, “em função do cumprimento de objetivos relacionados, nomeadamente, com a redução de consumos, com a utilização de fontes de energia renovável ou com a gestão mais eficiente dos resíduos”, segundo indica o Ministério liderado por António Costa Silva.
Este prémio de desempenho é diferente consoante se trate de projetos promovidos por empresas localizadas em territórios de baixa densidade, em que este é de 20%, sendo que as empresas localizadas fora destes territórios beneficiam de um prémio de desempenho de 10%.
Esta linha, refere a mesma informação, insere-se no âmbito do Programa Empresas Turismo 360.º, cujo objetivo passa por “incentivar as empresas do setor turístico a adotar uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance)”, bem como analisar impacto da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam.
Citado no comunicado, o ministro da Economia salienta ser “essencial” para uma economia saudável, a existência de um “tecido empresarial com ferramentas de monitorização do seu desempenho em sustentabilidade e com incentivos concretos para a sua persecução”.
Leia Também: Moçambique e FMI discutem sustentabilidade fiscal antes de desembolso
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
Cristiano Ronaldo vai regressar a Portugal… para um período de estágio
Ambiente apoteótico. Assim foi a festa do campeão Al-Ittihad, de NES
Benzema despista rumores sobre futuro: “A internet não é a realidade”