De acordo com um comunicado do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, citado pela agência de notícias espanhola EFE, as sanções visam os líderes e filiados do grupo terrorista por alegado envolvimento em atividades comerciais e de angariação de fundos para o Al-Shebab, que tinham como objetivo fabricar engenhos explosivos artesanais e financiar o contrabando ilegal de carvão vegetal da Somália.
“As sanções hoje impostas sublinham a dependência do Al-Shebab em relação a redes de agentes e entidades regionais e internacionais, que fornecem financiamento, dirigem os ataques e permitem as atividades maléficas do grupo, incluindo o fabrico e a colocação de explosivos nas comunidades locais e a promoção da corrupção”, declarou o subsecretário do Tesouro para o Terrorismo e a Informação Financeira, Brian Nelson, em comunicado.
Entre os sancionados estão Hasan Abshir Xuuroow e Aadan Yusuf Saciid Ibrahim, que alegadamente dirigiam ou participavam na recolha de “donativos” forçados junto da população.
Segundo Washington, o também sancionado Mumin Dheer coordenava os ataques do grupo terrorista e outro nomeado, Ali Ahmed Husein, exigia pagamentos às tribos locais, participando também nas atividades destes combatentes terroristas, entre as quais está o rapto de cidadãos.
Os EUA visaram também os contrabandistas de carvão vegetal e as suas atividades, que contribuíram para os conflitos locais e para a geração de receitas de grupos como o Al-Shebab, causando também desflorestação e outros danos ambientais à Somália.
Como resultado das sanções, as propriedades e os ativos detidos por estes indivíduos ou empresas em solo americano estão bloqueados e os norte-americanos estão proibidos de fazer transações com qualquer uma das pessoas e empresas identificadas no comunicado.
Leia Também: NATO deve continuar a demonstrar que fortalece EUA
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Tambem e noticia
Cristiano Ronaldo vai regressar a Portugal… para um período de estágio
Ambiente apoteótico. Assim foi a festa do campeão Al-Ittihad, de NES
Benzema despista rumores sobre futuro: “A internet não é a realidade”