60
O ministro da Administração Interna afirmou, esta quinta-feira, que está em preparação um desdobramento das mesas de voto nos pontos mais turísticos do país nas próximas eleições europeias, visando garantir maior eficácia ao voto em mobilidade.
José Luís Carneiro falava no final da reunião do Conselho de Ministros em que o Governo aprovou um diploma relativo à “alteração de disposições legais das eleições para o Parlamento Europeu”, que será depois discutido e votado na Assembleia da República.
Com a oposição de Portugal, a presidência sueca do Conselho da União Europeia anunciou que as próximas eleições europeias vão realizar-se entre 6 e 9 de junho de 2024. No dia 10 de junho comemora-se o feriado do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. E o dia 13 de junho é feriado em vários concelhos, entre os quais Lisboa.
Perante os jornalistas, o titular da pasta da Administração Interna apresentou medidas para combater a abstenção neste ato eleitoral, destacando o voto em mobilidade em qualquer ponto do país e a reedição do voto antecipado no domingo anterior ao do ato eleitoral, mas, por razões de segurança, afastou a possibilidade de se recorrer a uma aposta no voto eletrónico.
Em relação ao voto em mobilidade, o ministro da Administração Interna assinalou que nas europeias de 2024, em qualquer ponto do território nacional ou no estrangeiro em qualquer local em que Portugal possua jurisdições consulares ou diplomáticas, os cidadãos poderão exercer o seu direito eleitoral, independentemente na zona em que se encontrem deslocados.
“Temos previstas para já 13500 mesas de voto e estamos a trabalhar nos cenários de estimativa para preparar um reforço através de um desdobramento de mesas. Esse desdobramento acontecerá em locais em que se entender como adequado”, disse.
Tambem e noticia
Um olhar em redor do “nosso” Mundo: Revisitando a vida da Academia Coimbrã
Remate rasteiro de Otávio e volta a gritar-se golo no Dragão
Treinador dos juniores do Famalicão fala em “época muito dura”