Com o final do verão e a chegada dos dias mais curtos e escuros, é tempo de arregaçar as mangas e tornar a sua casa o mais acolhedora possível. Mas não é só a decoração que deve mudar. Falámos com a organizadora profissional Sandra Miranda, que nos deu algumas dicas de como devemos adaptar a nossa casa à nova estação.
Limpezas
A especialista em organização aconselha a que se comece por higienizar “colchões e sofás” e fazer uma limpeza “à lareira para que possa ser usada nos próximos meses”. “Dê uma vista de olhos pelos aquecedores da casa antes de os voltar a usar”. Se tiver plantas, estas também precisam de uma “atenção extra” depois dos meses de calor.
Preparar mantas e aquecimento
Ter a casa acolhedora e quente também é fundamental para que se sinta bem. “Comece a ter por perto mantas mais levezinhas para se tapar quando está sentado em teletrabalho ou a ver televisão”, aconselha Sandra Miranda. Mas há mais pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença. “Começar por colocar cortinas mais pesadas para as noites que começam a arrefecer e ter à mão de semear a chaleira e as chávenas para o chá que nos mantém mais quentinhos”. A decoração das divisões também deve ser “mais acolhedora e quente”.
Destralhar
Desfazer-se do que já não usa é uma tarefa que pode ser feita durante o ano inteiro, mas na mudança de estação fica mais simples, uma vez que, no que toca à roupa, já terá que fazer uma nova seleção e organização. É preciso começar por “olhar para as roupas com olhar crítico e perceber se vale a pena mantê-las”. “Guardar apenas o necessário, que vá ter utilidade no próximo verão e aproveitar agora que estamos a trocar de estação para mandar arranjar algo que precise de mais atenção e que queremos guardar já pronto a ser usado. Ao fazer esta troca de estação nos roupeiros, há que aproveitar e limpar o roupeiro com produtos próprios, colocar cheirinhos e protetores de roupa e/ou desumidificadores para combater a humidade”.
Organizar a cozinha e medicamentos
A cozinha também merece uma especial atenção nesta altura do ano. “Começar por ver a despensa, nomeadamente as validades de produtos que usamos mais no verão e visto que nestas alturas há mais tendência para constipações e gripes verificar também a medicação e as suas respetivas validades”.
Dica de organização
Para Sandra Miranda, organização e planeamento fazem com que as tarefas sejam menos pesadas. “Para facilitar este processo é fazer um pouco de cada vez e uma área de cada vez, mas antecipando, pois quando der por si já é inverno e aí as coisas serão feitas mais à pressa e como sabemos a presa é inimiga da perfeição e a probabilidade de deixar alguns passos para trás é maior. Faça em família e aproveite para partilharem momentos em família arrumando e organizando a casa para outono!”.
Para concluir, a organizadora profissional deixa aquilo a que chama de “dica extra”: “Comece já a planear e antecipar algumas decorações para as festividades para fugir às enchentes dos centros comerciais e lojas”.
Texto: Vânia Nunes; Fotos: DR e Foto de Minh Pham na Unsplash
Leia ainda: Como ter uma casa minimalista. 15 ideias por onde começar
Siga a Nova Gente no Instagram
Tambem e noticia
Columbus Crew não dá hipóteses ao Los Angeles FC e conquista a MLS
Petro de Luanda empata e segue líder do grupo C da Liga Africana
Pedro Moreira: “Já esperávamos um FC Porto de orgulho ferido”