Sendo que o casamento desempenha um papel bastante significativo em variadas culturas ao redor do mundo, entre o povo chinês não seria de esperar uma menor relevância. Valorizado como um evento de grande importância e simbolismo, o casamento chinês é riquíssimo em tradições e costumes, reflectindo muitos elementos da cultura e valores da sociedade.
Tudo se inicia após um pedido formal onde o noivo, acompanhado pelos seus progenitores, visita e presenteia a família da noiva com chás ou frutas.
Já na festa de noivado, a família da noiva junta-se na partilha de presentes, sendo nesse evento trocadas jóias ou objectos de valor, simbolizando a mútua aceitação familiar e o compromisso do casal. É imprescindível passar por uma consulta com um mestre de Feng Shui na hora da escolha da data para “dar o nó”, sendo que grande parte do sucesso de um casamento se dá pela conjugação de diversos elementos auspiciosos, entre eles o dia do casamento.
Definida a data e chegada a manhã do dia do evento, os noivos deverão receber os patriarcas e as matriarcas da família na chamada “cerimónia de chá” onde, tal como o nome indica, é servido um aromático chá como forma de demonstração de respeito e gratidão.
Na cerimónia de oficialização, para além do tradicional ritual de troca de votos, nunca são esquecidas as saudações e homenagens aos ancestrais. Segue-se o banquete, abrangente a familiares de graus mais afastados e amigos, onde são servidos, por norma e como dita o protocolo, oito pratos. Nos curtos intervalos entre cerimónias e aparições a noiva veste e despe os seus vestidos. Sim, no plural… A noiva desfilará sempre dois ou três vestidos: o primeiro, a tradicional cabaia chinesa, de seda e com elaborados bordados, usado na cerimonia do chá e no banquete; durante a cerimónia de casamento a noiva apresenta-se num vistoso vestido vermelho (considerado o principal), sendo que a cor simboliza a felicidade e prosperidade; em casamentos modernos e mais urbanos também é aceite um terceiro vestido, a escolher entre o momento da cerimónia ou o da recepção dos convidados, sendo este o tradicionalmente ocidental vestido comprido branco.
Ao contrário da cultura portuguesa, onde é comum existir uma lista de presentes de casamento, nos casamentos chineses é prática os convidados presentearem os noivos com dinheiro, sempre dentro de um envelope vermelho.
Independentemente das diferenças, a importância do casamento é transversal e, para além de ter em comum a transmissão de valores e heranças culturais às futuras gerações, impera o maior propósito de servir como base a formação de uma família e a criação de um lar.
Tambem e noticia
Álvaro Pacheco espera “excelente jogo” com Sporting e quer vencer
“Não basta ter contrato com o FC Porto. É preciso jogar à FC Porto”
Sub-19: Benfica vence Sporting e isola-se (ainda mais) na liderança