53
A iniciativa juntou em Braga 4000 jovens e professores de Eco-Escolas de todo o país.
As escolas do 2º e 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Penacova e a Escola Profissional Beira Aguieira foram as contempladas este ano, com a bandeira verde Eco-Escolas.
As bandeiras verdes foram entregues, na sexta-feira, em Braga numa festa Eco-Escolas que reuniu cerca de quatro mil crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país.
O evento, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em colaboração com o Município de Braga, foi reconhecido o trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da comunidade.
A Bandeira Verde Eco-Escolas é atribuída pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa) no âmbito do programa internacional da “Foundation for Environmental Education”. O programa, que fornece metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola, pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Eco-Schools é um Programa internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996 .
Desenvolve-se atualmente em 67 países, mais de 51.000 escolas e envolvendo mais 19 milhões de estudantes. Em Portugal participam mais de 1500 escolas e 650.000 estudantes, em 230 municípios.
Tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. O acompanhamento e avaliação anual das atividades, visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica de uma bandeira verde Eco-Escolas.
A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades.
Tambem e noticia
Columbus Crew não dá hipóteses ao Los Angeles FC e conquista a MLS
Petro de Luanda empata e segue líder do grupo C da Liga Africana
Pedro Moreira: “Já esperávamos um FC Porto de orgulho ferido”