71
O ciclo de conversas, que decorreu no âmbito da II mostra de doçaria conventual, abordou diversos aspetos relacionados com arte dos palitos de Lorvão
O Laboratório de Intervenção Territorial (LIT) Palitos de Lorvão: Saberes Partilhados” decorreu no sábado, dia 14 de outubro, no centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão.
O ciclo de conversas abordou diversos aspetos relacionados com arte dos palitos de Lorvão e contou com a presença do Senhor Vereador da Educação do Município de Penacova, Carlos Sousa; do Diretor do Centro Interpretativo do Mosteiro do Lorvão, Mauro Carpinteiro e da Subdiretora da Direção-Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo.
Seguindo-se um painel moderado pelo Professor David Almeida sobre experiências da arte do palito de Lorvão, com um enquadramento histórico sobre a produção manual de palitos na região por Luís Silva do Grupo Etnográfico de Lorvão; o testemunho de uma vida ligada à arte do palito pela artesã Fátima Lopes e, o contributo do CEARTE para a certificação das produções artesanais por Ana Cristina Mendes. Decorreu, ainda, um debate sobre os desafios e estratégias para o futuro da prática da arte dos palitos do Lorvão.
A organização agradece o reconhecimento pelos contributos de todos os intervenientes no ciclo de conversas. Em particular a forma calorosa como foram recebidos pelas diversas equipas do Município de Penacova que auxiliaram a organização desta iniciativa.
Tambem e noticia
Columbus Crew não dá hipóteses ao Los Angeles FC e conquista a MLS
Petro de Luanda empata e segue líder do grupo C da Liga Africana
Pedro Moreira: “Já esperávamos um FC Porto de orgulho ferido”