8 de Dezembro, 2023

Radio Manchete

De Portugal para o Mundo

quatro-dicas-(para-os-mais-velhos)-que-facilitam-a-utilizacao-de-tablets

Quatro dicas (para os mais velhos) que facilitam a utilização de tablets

Quatro dicas (para os mais velhos) que facilitam a utilização de tablets

Comprar um tablet especialmente concebido para idosos pode sair mais caro do que um normal, revela a DECO Proteste, considerando que os convencionais continuam a ser a melhor solução. Há, contudo, alguns ajustes que podem ser feitos de modo a facilitar a sua utilização

“Adaptar um tablet para seniores não é uma tarefa difícil. Existem muitas formas de melhorar a acessibilidade e de remover funções desnecessárias do ecrã principal”, explica a organização de defesa do consumidor. 

O que fazer? Siga estas quatro dicas: 

  1. Apresentação e tamanho do texto: “Aumente a dimensão da letra e escolha um tipo de letra simples para tornar o texto mais legível”;
  2. Recorra à função de ampliação para aumentar o ecrã: “Os ícones e os menus ficam maiores, mas pode ter de deslizar o ecrã mais vezes”;
  3. Desligue o menu na parte inferior do ecrã: “Isto torna a navegação clássica mais clara para as pessoas mais velhas”;
  4. Utilize a lupa: “Permite-lhe aumentar certas partes de um texto. Esta função não está disponível em todos os tablets Android”.

Além disso, “existem aplicações para o ecrã inicial (ou launcher) que permitem personalizar os tablets com Android”, que “podem ser instaladas a partir da respetiva loja de aplicações”.

“Depois da instalação, os utilizadores podem personalizar o ecrã principal e agrupar as aplicações em pastas”, nota a organização. 

Segundo a DECO Proteste, “estas ferramentas são ideais para auxiliar pessoas que possuam dificuldade visual, pois disponibilizam ícones, imagens e texto grandes“. 

Leia Também: Professores suecos recuam no digital e regressam aos manuais em papel

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X