8 de Dezembro, 2023

Radio Manchete

De Portugal para o Mundo

Empresa responsável pelo ChatGPT demite diretor-executivo por suspeitas de ter faltado à verdade

O conselho de administração da tecnológica OpenAI (responsável pelo ChatGPT) adiantou que resolveu demitir Sam Altman, o diretor-executivo e também membro do conselho de administração, por ter faltado à verdade em assuntos que não foram especificados. A diretora de tecnologia, Mira Murati, passará a exercer as funções de diretora-executiva interina, enquanto um substituto não for encontrado, refere o jornal “El País”.

Em comunicado, a empresa refere que, após um processo de deliberação por parte do conselho de administração, foi concluído que Sam Altman “nem sempre foi sincero a comunicar” com o mais alto órgão da empresa, ferindo a sua capacidade “de exercer as suas responsabilidades”. A empresa “deixou de confiar na sua capacidade para continuar a liderar” o projeto de inteligência artificial.

Sam Altman reagiu à decisão, escrevendo na antiga rede social “Twitter”, agora “X”: “Adorei o meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente, e espero que, um pouco, para o mundo. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas.” O antigo diretor-executivo da OpenAI também afirmou que mais tarde falará dos seus planos para o futuro.

Sam Altman foi o rosto do sucesso do ChatGPT, lançado a 30 de novembro de 2022. De acordo com o jornal “El País”, chegou a visitar a Casa Branca e a discursar perante o Congresso dos Estados Unidos, tendo também realizado encontros com governantes e autoridades, na qualidade de embaixador da inteligência artificial. Mas a OpenAI não explicou o que gerou a perda de confiança em Altman. Decorria um processo na empresa para recolocação de ações, com uma avaliação expectável de 90 mil milhões de dólares, não através de aumento de capital, mas com ganhos a serem redestribuídos pelos funcionários. Também foi estimado um aumento dos lucros, a acontecer na sequência de um investimento multimilionário na OpenAI, em janeiro, feito pela Microsoft, que controla 49% do capital.

Compartilhe nas redes sociais

Benvindo(a) à Radio Manchete. 📻

Ouvir 📻
X